Senado aprovou nesta quarta-feira (31) a medida provisória (MP) que flexibiliza a jornada de trabalho para mães e pais que tenham filhos com até seis anos ou com deficiência (MP 1.116 de 2022). O texto agora irá para sanção do presidente da República.
A medida prevê que estes pais e mães terão prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída.
A MP também trata de equidade de gênero, ao determinar que mulheres recebam o mesmo salário que os homens que exerçam a mesma função na empresa. A medida prevê ainda apoio ao microcrédito para mulheres.
Auxílio-creche
Se sancionado, o texto também amplia para 5 anos e 11 meses a idade máxima para a criança ter direito a auxílio-creche e procura fortalecer o sistema de qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica.
A versão aprovada do texto também prevê medidas de combate ao assédio sexual em empresas, o teletrabalho para mães e pais empregados em regime de tempo parcial, regime especial de compensação por banco de horas e incentivos a criação de creches pelo Sistema S e flexibilização do regime de férias.
Informações da Agência Senado.
Veja também
Aumento de máquinas trabalhando na alça de acesso de Caxias do Sul traz alerta aos motoristas
A intensificação dos trabalhos de construção da alça que ligará a ERS-122 à Rota do Sol (RSC-453), em Caxias do Sul, exige aumento na atenção dos motoristas e pedestres, alerta a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Nesta quarta-feira (31), avançaram os serviços de terraplenagem para a colocação da base do piso. Com isso, aumentou a circulação de máquinas pesadas e caminhões no quilômetro 82 da ERS-122.
Em função da presença das máquinas e trabalhadores, os motoristas devem dirigir com atenção redobrada, respeitar a sinalização e os limites de velocidade. As ações na rodovia podem ocasionar bloqueios de faixas e, consequentemente, lentidão.