A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), por meio da Fiscalização de Trânsito de Caxias do Sul, informa nesta quarta-feira (31) o balanço mensal dos números das operações Balada Segura e Happy Hour. Ao todo, as equipes promoveram quatro operações em agosto, na abordagem a 366 condutores. Destes, 31 veículos restaram removidos ao depósito credenciado do Detran/RS. O índice de veículos removidos ficou abaixo de 10% do total de abordagens.
Nas quatro operações, foram emitidos 148 autos de infração de trânsito. Os servidores flagraram 16 condutores trafegando sem a Carteira Nacional de Habilitação (eles não eram habilitados). Também observaram 44 motoristas sob efeito de bebidas alcoólicas ou que se recusaram à realização do teste do etilômetro. A recusa ao exame é constitucional e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, e implica em infração gravíssima, cuja medida administrativa é suspensão do direito de dirigir por até 12 meses, além de multa no valor de R$ 2.934,70.
As blitzes ocorreram nos bairros Centro, Lourdes, Santa Catarina e São Pelegrino. Durante as ações, os servidores presenciaram 11 condutores que, ao avistarem as equipes, fugiram do local. Foram cinco automóveis e seis motocicletas. Todos foram fotografados na fiscalização e, através da identificação do emplacamento, foram autuados conforme previsão do CTB.