No início da noite desta quarta-feira (24), o candidato ao Governo do Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze (Progressistas) esteve em Bento Gonçalves para cumprir agenda. Na ocasião, ele chegou ao Centro da Indústria Comércio e Serviço (CIC-BG) por volta das 18h40min, e foi recepcionado por lideranças locais.
Posteriormente, Heinze esteve reunido com empresários locais quando apresentou suas propostas caso eleito ao Palácio Piratini. Ainda assim, ele recebeu uma carta do CIC com demandas da entidade. Dentre os tópicos estão o apoio a qualificação profissional; o incentivo ao turismo; atenção à infraestrutura rodoviária; incentivo aos projetos esportivos e culturais; melhorias para o aeroclube de Bento Gonçalves; redução de produtos com substituição tributária; e educação. Este é o mesmo documento que está sendo entregue para todos os candidatos que visitam a cidade.
Logo na sua chegada, o progressista falou com a reportagem do Grupo RSCOM sobre as suas propostas caso seja eleito.
“Nós temos um trabalho importante para fazer sobre a educação. A situação hoje é precária da educação dos jovens gaúchos, da rede estadual de ensino, recuperar as escolas. Têm muitas escolas depredadas, cinco, seis, sete anos sem concluir uma reforma. Para comprar um transformador, um, dois, três anos para comprar um transformador de uma escola. Nós temos, do Sartori para cá, 115 mil crianças que saíram da sala de aula, jovens. Nós tínhamos 845 mil alunos em 2018, hoje temos 730 mil. Esses alunos já saíram não durante a pandemia, já em 2019 já saíram alunos das escolas. Se eu pegar dados da Secretaria de Educação, hoje os índices de português com aluno do terceiro ano do Ensino Médio é de 62% negativo, se pegar matemática pior ainda, 92% negativo. Então, a educação nós temos que recuperar. Eu não posso querer um estado prospero, pujante, se a educação está com péssima qualidade. Quando Jair Soares foi governador, há 40 anos atrás, Celso Bernardi era nosso secretário de educação, nós tínhamos a melhor educação do Brasil, hoje é o 15º estado em educação no Brasil. Muitas coisas pioraram, e nós temos de modificar. A primeira coisa é a educação, que a gente possa trazer mais qualidade para os nossos jovens do Rio Grande do Sul”.
O Grupo RSCOM acompanhará as visitas de todos os candidatos ao governo do estado do Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves, oportunizando o mesmo espaço e tempo para as manifestações e propostas.
Confira abaixo a fala do candidato.
Eleições 2022
O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro. Na ocasião, a população votará para presidente, governadores, senadores, deputais estaduais e federais. Em caso de necessidade, o segundo turno para presidência e também para governadores está agendado para o dia 30 do mesmo mês.