Política

Projetos aprovados e “cruzada” contra os Conselhos Municipais em sessão da Câmara de Bento Gonçalves

A aprovação das matérias teve debate, mas foi tranquila. Na tribuna, novas criticas aos Conselhos Municipais

Projetos aprovados e “cruzada” contra os Conselhos Municipais em sessão da Câmara de Bento Gonçalves

Os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram os três projetos em votação na sessão ordinária de segunda-feira. Entre elas o primeiro veto do prefeito Diogo Siqueira neste ano. Trata-se de veto parcial a um artigo da PLO43/2021.

De autoria do vereador David Da Rold e o veto é ao artigo que prevê despesa de custeio da municipalidade. A lei trata da contratação por parte de hospitais ou casa de saúde de profissionais fisioterapeutas para acomanhamento de parturientes sempre que estas forem requisitadas pela paciente. Desta forma lei segue aprovada, porém o custeio deverá ser arcado por outras instâncias que não os cofres municipais.

Também aconteceu a aprovação da contratação de crédito no valor de 35 milhões de reais para que o município proceda asfaltamento em diversas vias públicas. Da mesma forma foi aprovada a contrataçao emergencial pela Prefeitura de visitadoras para acompanhamento do desenvolvimento integral da criança desde a gestação.

Punição a Conselheiros

Nas manifestações a partir da tribuna chamaram a atenção da fala dos vereadores Rafael Pasqualotto e Anderson Zanella. Pasqualotto cobrou regramento para a atuação dos conselheiros municipais, que devem obedecer às mesmas responsabilidades de qualquer outro agente público e estarem sujeitos às mesmas sanções penais em caso de improbidade.

Zanella, que move uma espécie de cruzada contra os Conselhos Municipais, desta vez desviou a mira e mirando no Vale dos Vinhedos, colocando em descrédito a produção – ou o volume produzido – de vinhos com denominação de origem.

As manifestações podem ser assistidas na íntegra pelo Canal TV Câmata no Youtube. Trata-se da a 76ª sessão desta legislatura.