Bento Gonçalves

Hospital de Bento Gonçalves retoma projeto de rastreamento gratuito de tumores no intestino

projeto que oferece de forma gratuita o rastreio de tumores no intestino
Projeto oferece de forma gratuita o rastreio de tumores no intestino (Foto: Arquivo Leouve)

A partir do próximo mês de setembro, o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) retomará seu projeto que oferece de forma gratuita o rastreio de tumores no intestino. Dessa forma, a ação que possui parceria com o Conselho Municipal do Idoso (Comui) de Bento Gonçalves, tem como público-alvo pessoas com até 60 anos, e durará 18 meses.

Agora, em sua segunda etapa, o projeto tem como objetivo rastrear tumores de intestino em mais 352 pessoas. A gerente do ITPS e coordenadora clínico-cientifica do projeto, Juliana Giacomazzi, falou sobre a retomada das atividades.

“Estes resultados iniciais nos mostram a relevância dos projetos para nossa região. Com as ações, pudemos detectar lesões com potencial de malignidade e tumores, alguns deles ainda em estágio inicial da doença. A continuidade do projeto tem o potencial de salvar muitas vidas mais”.

Ainda assim, na etapa inicial, realizada entre setembro de 2021 e abril de 2022, foram 95 consultas custeadas pelo próprio Tacchini. Ao todo, 25 pacientes que apresentavam critérios de maior risco realizaram a colonoscopia com os custos pagos pela ação. Destes, 16 apresentaram achados de risco de transformação em tumor se não retirados, o que significa 64% do total.

A ideia de realizar o projeto de rastreio veio a partir da análise de 15 anos do Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Tacchini. A instituição é referência em atendimentos oncológicos para 24 municípios da região. Entre esses dados, destaca-se a alta prevalência de tumores de intestino diagnosticados em estado clínico avançado (III e IV), chegando a 66% dos casos. O número tem reflexo direto nos baixos índices de sobrevida global por câncer em 5 anos na região, que é de 62,5%.