Eleições

Em debate realizado pela Federasul, empresários ouvem propostas de candidatos ao governo estadual

Sete dos 11 candidatos estiveram presentes (Foto: Rosi Boni)
Sete dos 11 candidatos estiveram presentes (Foto: Rosi Boni)

Nesta semana, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) recebeu sete dos 11 candidatos ao governo estadual para debate e, consequentemente, ouvir suas propostas. Dessa forma, estiveram presentes os postulantes ao Palácio Piratini que possuem representação na Assembleia Legislativa.

O painel foi dividido em quatro blocos com as apresentações de cada candidato. Inicialmente, eles tiveram quatro minutos para falar. No segundo, responderam a sete perguntas elaboradas pela diretoria da Federasul e filiadas com temas sorteados. Já no terceiro, todos responderam a uma única pergunta da própria entidade. Por fim, deixaram uma mensagem de encerramento.

Eleições de 2022: 10 candidatos concorrem ao cargo de governador do Rio Grande do Sul

Com isso, foram ouvidas propostas principalmente no que tange a educação, saúde, segurança, equilíbrio fiscal, modelo de gestão que pretendem implementar, políticas de desenvolvimento, além de ações na área de inovação. O presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, em entrevista à Rádio AGERT, destacou a importância do encontro entre os políticos e empresários.

“Um belíssimo encontro, um debate de ideias entre os principais candidatos ao governo do estado (…) Nos permitiu entender melhor as propostas de cada um, e a análise sobre temas que para a Federasul são muito importantes. Na oportunidade tivemos apresentação aos candidatos de proposições que foram colhidas de todas as nossas filiadas no interior do Rio Grande do Sul, assim como da nossa diretoria”.

Portanto, Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) compareceram.

Infraestrutura no estado

O presidente da Federasul também destacou que outra questão de grande relevância para o Rio Grande do Sul foi abordada com os postulantes ao Palácio Piratini: a infraestrutura.

“Ao lado dessas proposições, ao longo do ano de 2021 ainda na retomada pós-pandemia, entendíamos pela necessidade de investimentos nesse importante setor para o incremento da competitividade no nosso estado. E, a partir disso, fizemos um mapeamento dividindo o estado em oito macrorregiões e ouvindo cada uma delas”.

O projeto recebeu o nome de Jornadas de Integração, dessa forma, foram ouvidas as prioridades de cada uma dessas localidades no que tange a infraestrutura. Ainda assim, o material foi apresentado aos candidatos. Ainda assim, a Federasul entregou para os sete um documento com proposições para área social, desenvolvimento, equilíbrio fiscal, gestão e inovação.

Debate com Senadores

Na próxima semana, a Federasul também realizará um painel com os candidatos ao Senado pelo estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente, será seguido o mesmo critério utilizado com os candidatos ao governo.

“O objetivo é mais uma vez debater as proposições desses candidatos para que tenhamos a oportunidade de o empreendedor do estado do Rio Grande do Sul ter as informações sobre as propostas, os projetos de cada um deles e que forma pretende contribuir com o nosso estado”.

Dessa forma, também serão recebidos aqueles que possuem representação na Assembleia Legislativa.