Turismo & Vinhos

Vinícolas têm menos de um mês para inscrever amostras na Avaliação Nacional de Vinhos

A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola inicia dia 23 de agosto

Vinícolas têm menos de um mês para inscrever amostras na Avaliação Nacional de Vinhos
Fotos: Jeferson Soldi

As vinícolas de todo o país têm até o dia 19 de agosto para inscrever suas amostras na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2022. O regulamento pode ser acessado pelo site www.anvinhos.com.br, onde também é disponibilizada a ficha de inscrição. Marcando 30 anos de história, o evento chega trazendo novidades alinhadas com um novo Brasil vitivinícola. Levando em consideração o surgimento de novas regiões produtoras, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) passa a aceitar vinhos elaborados a partir de colheita após junho de 2021, de vinícolas que estão fora da Região Sul e que têm em suas práticas a dupla poda ou colheita de inverno.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, chama a atenção das vinícolas para observarem o período das inscrições, não deixando para a última hora, a fim de evitar ficar de fora da Avaliação. “Sabemos que a rotina nas vinícolas é intensa, mas a Avaliação já faz parte do setor vitivinícola brasileiro, tendo íntima relação com a evolução qualitativa da produção nacional. A cada edição, adaptamos o regulamento sempre levando em conta as particularidades produtivas do nosso país. Agora, as vinícolas precisam fazer a sua parte”, destaca.

Considerado o maior momento do vinho brasileiro, a Avaliação Nacional de Vinhos retoma o evento presencial, mantendo a transmissão simultânea pelo canal da ABE no Youtube. Assim, o encontro híbrido conectará apreciadores de todos os estados brasileiros. Serão disponibilizados 600 ingressos para o público conferir de perto a representatividade da safra e 250 kits para quem prefere acompanhar a Avaliação de casa. “Chegamos à edição de número 30, preservando histórias, cultivando amizades, amadurecendo relações e, acima de tudo, celebrando a vida. Vai ser um grande encontro”, comemora Gasperin.

A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola inicia dia 23 de agosto. Após, durante o mês de setembro, o corpo técnico degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 5 de novembro. O público deverá aguardar a abertura da venda dos ingressos e dos kits, que deverá ocorrer durante o mês de setembro. A venda será através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/

Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.