Últimas notícias

Esportivo é declarado campeão da Divisão de Acesso 2022

Esportivo Divisão de Acesso - Enio Bianchetti
Caminha dos Campeões acontecerá no próximo sábado - (Foto: Enio Bianchetti/Divulgação)

Após dez dias de espera, o Esportivo de Bento Gonçalves foi declarado campeão da Divisão de Acesso 2022. A definição veio nesta quinta-feira (4), após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD), em um caso que envolvia o Avenida, adversário na final da competição.

Sendo assim, o pleno do STJD manteve a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD/RS), que entendeu pela decadência na denúncia contra o clube de Santa Cruz do Sul. Com isso, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), declarará e entregará taça e medalhas ao Alviazul. De igual forma, o Avenida não corre riscos de perder a sua vaga na primeira divisão do futebol gaúcho em 2023.

Caso envolvendo o Avenida

O Avenida foi denunciado após relacionar nove jogadores oriundos de clubes das primeiras divisões estaduais, em partida contra o Santa Cruz, no dia 15 de maio. Entretanto, o regulamento permite apenas oito.

Em 17 de junho, o clube foi julgado e inocentado pelo TJD/RS. Na ocasião, auditores da Terceira Comissão Disciplinar votaram que o prazo da denúncia protocolada pelo São Gabriel decaiu. Portanto, nesta quinta-feira, foi inocentado também na instância máxima de justiça esportiva no país.

Esportivo somente em 2023

Na última semana, a direção do Esportivo também declarou que o clube da Montanha dos Vinhedos não terá calendário no segundo semestre de 2022. Dessa forma, o clube não disputará a Copa da Federação Gaúcha.

“Não vamos disputar a Copinha em função de que não conseguimos fazer o levantamento de recursos suficientes para que pudéssemos disputar. Então, foi feito um levantamento de recursos, uma estimativa do planejamento de investimento a ser feito para disputar, a gente conseguiu essa receita parcial e, infelizmente, pelo curto prazo a gente não teve mais tempo para conseguir fazer o levantamento”, declarou o presidente do clube Leocir Glowacki na ocasião.

Em 2023, o Esportivo disputará a primeira divisão gaúcha juntamente com Aimoré, Avenida, Brasil de Pelotas, Caxias, Juventude, Grêmio, Internacional, Novo Hamburgo,, São José, São Luiz e Ypiranga