Opinião

Viva com Saúde - 05 de agosto de 2022 - Dia Nacional da Saúde - Varíola do Macaco

Viva com Saúde - 05 de agosto de 2022 - Dia Nacional da Saúde - Varíola do Macaco

No quadro Viva com Saúde de hoje, Dia Nacional da Saúde, vamos falar sobre a Varíola do Macaco.

Neste dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

Para marcar essa data de conscientização, vamos abordar o vírus “monkeypox”, causador da doença conhecida popularmente como varíola dos macacos. A doença é geralmente leve e a maioria das pessoas se recupera dentro de duas a quatro semanas. Mas pacientes imunossuprimidos, grávidas e crianças menores de oito anos são grupos de maior risco para desenvolver complicações. O contato próximo (pele a pele) com pessoas infectadas é o fator de risco mais significativo para a infecção. Portanto, não toque nas lesões ou crostas de uma pessoa com a doença, nem beije, abrace ou faça sexo com ela até que as erupções tenham cicatrizado completamente e uma nova camada de pele se formar.

De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, do último dia primeiro de agosto, o país está atualmente com 1.369 diagnósticos da doença. Cerca de 75% dos infectados pela doença estão em São Paulo. O 2º, 3º e 4º lugar no ranking são, respectivamente, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Não há previsão de vacinação em massa contra a doença em nenhum país no mundo. A Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização de grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde em risco e pessoas que tiveram contato com casos confirmados do vírus.

Confira mais informações com a Doutora Isabele Berti, infectologista do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves: