Esportes

Cria da Serra Gaúcha, Joice Silva conquistou resultados expressivos no Campeonato Mundial de Remo

Foto: row2k
Foto: row2k

Foi disputado entre os dias 25 e 31 de julho o Campeonato Mundial de Remo sub-23, em Varese, na Itália. A competição contou com diversos brasileiros, entre eles, Joice Emily Silva, que representou não só o Brasil, mas também a Serra Gaúcha.

Nascida em Caxias do Sul, a atleta de 20 anos começou a competir nesta modalidade quando entrou para o projeto Navegar, localizado na represa do bairro Fátima. No projeto também eram oferecidas aulas de canoagem e vela, no entanto ela sempre competiu no Remo.

Em 2016, em virtude da sua mudança de domicílio, ela acabou indo morar em Santa Catarina, mas com a vontade de continuar a praticar o esporte, Joice conseguiu continuar sua jornada, sempre buscando seu aperfeiçoamento.

No ano de 2019 a atleta recebeu uma chance de competir pelo Vasco no Rio de Janeiro, no entanto ela teve que ir morar sozinha na cidade maravilhosa, sempre em busca de seus objetivos. Já em 2021 ela se mudou para o Flamengo, onde teve grande fase e chegar a seleção brasileira.

Além das convocações, ela também competiu no Campeonato Sul-Americano em 2022 e foi vice-campeã brasileira em barco individual, chegando até o Mundial disputado na cidade de Varese, na Itália.

Em solo italiano ela competiu ao lado de Thalita Rosa Soares. A dupla chegou até a Final B, na qual terminaram em segundo lugar. Na competição a dupla ficou na oitava colocação geral.

Joice falou sobre a preparação e a competição disputada na última semana:

“A gente teve um camping para fazer uma qualificação para decidir quem ia e quem não ia. A gente teve um resultado muito bom só que eles não falaram quem iria de imediato. Então eu e minha parceira sentamos e conversamos de continuar treinando, por que era melhor a gente estar preparada para qualquer coisa. Faltando uma semana e meia mais ou menos saiu a lista e iríamos para o Campeonato Mundial. Valeu a pena no final.”

A atleta falou também sobre suas expectativas para as próximas competições que ela disputará:

“Eu quero tentar aproveitar toda essa experiência que eu consegui ganhar nesse mundial e passar ela nos treinos, para evoluir cada vez mais. Esse ano eu ainda tenho o estadual, Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro de Barcos Longos. Vou dar tudo de mim e buscar sempre ter o melhor resultado”, explicou ela.

Por fim ela agradeceu todas as pessoas que apoiaram e incentivaram seu desempenho na Itália.