Cultura

Histórica casa de pedra é inaugurada após restauro, em Garibaldi

Patrimônio tombado pelo município abrigará memorial e espaço gastronômico

(Foto: Jadenir Ribeiro/ Grupo RSCOM)
(Foto: Jadenir Ribeiro/ Grupo RSCOM)

Após 10 meses de restauração foi inaugurada na última sexta-feira (29) a Casa de Pedra – Família Cercato, em Garibaldi. A edificação residencial data de 1880 e é patrimônio histórico tombado pelo município. A casa, localizada no bairro Borghetto, conta com 97 metros quadrados de área construída.

A edificação foi morada de João Baptista Cercato, vindo da região do Veneto na Itália, e permaneceu sendo berço da história dos descendentes que ficaram na propriedade dedicando-se à agricultura, principalmente no cultivo de parreirais. O tempo passou e as lembranças pediram passagem para continuar a fazer história, agora, no Memorial da Casa da Família Cercato, conforme conta o enólogo  Vinicius Bortolini Cercato.

“Nossa ideia sempre foi preservar. Sabíamos da importância da casa e o valor do patrimônio. Por se tratar de uma casa de pedra, difícil de ainda encontrarmos em boas condições, decidimos que era o nosso dever preservá-la. Buscamos todos os mecanismo possíveis e encontramos na LIC uma oportunidade. Assim, restauramos com a ajuda de patrocinadores e hoje o resultado é a casa restaurada, com muita vida”, explica.

O processo minucioso, conduzido pelos arquitetos Lucas Volpatto e Patrícia Pasini, foi marcado parcialmente pelo uso de técnicas vernáculas, em especial para a estabilização das paredes.

“Evidentemente, utilizamos recursos contemporâneos em diversas situações, como a inserção de uma subcobertura que dará maior longevidade a intervenção e maior estanqueidade ao telhado, no entanto, o uso de argamassa de barro, mucilagem vegetal e cal para a estabilização da mais que centenária alvenaria de pedra é o que mais se destaca. Utilizamos uma técnica muito utilizada na Itália e na Espanha para alvenarias de pedra, o reembrechamento. Tivemos que tratar a pedra antes de tudo, inclusive remontamos um trecho de uma parede que estava muito comprometido“.

(Foto: Jadenir Ribeito/ Grupo RSCOM)
(Foto: Jadenir Ribeito/ Grupo RSCOM)
(Foto: Jadenir Ribeito/ Grupo RSCOM)

A obra incluiu restauração do telhado, com a troca de madeiras deterioradas e limpeza das telhas e a recuperação de esquadrias, elétrica e hidráulica, soalho, além da instalação do deck de contemplação e as rampas de acessibilidade.

Na oportunidade, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, ressaltou que o restauro da Casa Cercato simboliza a importância da valorização da história da cidade e da imigração italiana na região. “Levantaremos sempre nossa voz em defesa da preservação, da cultura e do patrimônio histórico”, defendeu. O evento também contou com a presença da Secretaria da Cultura do RS Beatriz Araujo.

Agora, a casa passa a abrigar o Memorial da Casa da Família Cercato, com fotos e objetos que remetem à trajetória da família e da imigração italiana no RS. No local, haverá também um espaço enograstronômico, com a abertura de uma osteria para degustação de vinhos e espumantes.