O município de Garibaldi realizará uma ação contra hepatites virais neste sábado (30), no Posto de Saúde Central, das 8h às 12h. Na oportunidade serão oferecidos testes rápidos de hepatites B e C, e exames para detecção de HIV e Sífilis.
A iniciativa é em alusão a campanha “Julho Amarelo”, que destaca a importância da prevenção, controle e tratamento das Hepatites Virais. Conforme a enfermeira Kátia Mendanha, do setor de imunização os testes serão realizados sem a necessidade de agendamento prévio.
“Os resultados ficam prontos em aproximadamente 15 minutos e os exames são sigilosos. É necessário trazer documento com foto e carteira de vacina. Também será oportunizada a atualização do calendário vacinal, exceto a da COVID”, explica.
Vale destacar que a hepatite viral é responsável por uma alta taxa de mortalidade em todo o mundo. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer primário de fígado são devidos a infecções pelo vírus da hepatite B ou C.
O diagnóstico precoce permite um tratamento adequado e impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Os principais sintomas da hepatite podem se manifestar na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, contudo, nem sempre a doença apresenta sintomas e por isso a importância da prevenção.
Reforçam-se alguns cuidados para prevenção:
-USE camisinha;
-NÃO compartilhe seringas, agulhas, lâminas de barbear, escovas de dente;
-EXIJA material descartável para procedimentos, incluindo os utilizados para colocação de piercings e tatuagens;
-VACINE-SE. A vacina da hepatite B está disponível para todos na rede púbica e a vacina da hepatite A está inclusa no calendário vacinal infantil.
-PREVINA-SE. Os testes rápidos são gratuitos e SIGILOSOS.