Opinião

Viva com Saúde - 01 de agosto de 2022 - Comunicação Verbal

Viva com Saúde - 01 de agosto de 2022 - Comunicação Verbal

No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a comunicação verbal.

A fonoaudiologia tem importância fundamental no desenvolvimento da linguagem e da possibilidade de comunicação do ser humano. Desde bebês, por exemplo, aprendemos a nos comunicar através da emissão de sons. Logo cedo, os bebês já são capazes de expressar suas emoções. O choro é uma das principais maneiras do bebê se comunicar. Ao chorar, o pequeno mostra quase todos os seus sentimentos, como insatisfação, fome, sede, cansaço, desconforto e dor.

Mesmo depois dos 6 meses, quando os pequenos já começam a balbuciar, a comunicação ainda não faz total sentido. No entanto, a entonação e o contexto fazem com que os bebês sejam compreendidos. Aos poucos, o bebê vai criando um repertório de sons, gestos e também de palavras.

Quando uma criança tem problemas para se comunicar, ela tende a ser mais reclusa. Devido a essa problemática, a fonoaudiologia infantil atua no sentido da aprendizagem, juntamente com avaliação comportamental.

A fonoaudióloga clínica, Ariane Massoni, nos conta um pouco mais sobre a importância da comunicação verbal e da avaliação fonoaudiológica nas crianças: