Bento Gonçalves

"O turismo não se faz sozinho", presidente da Atuassera pede união em congresso, em Bento Gonçalves

Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho segue até a próxima sexta-feira (22), em Bento Gonçalves

Congresso Turismo
(Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

Após dois anos de ausências em virtude da pandemia de Covid-19, o Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho voltou as suas atividades. Dessa forma, a sexta edição do encontro, que teve início nesta quinta-feira (21), segue até a próxima sexta-feira (22), em Bento Gonçalves.

Alguns exemplos de outras cidades dos mais diversos países foram apresentados no primeiro dia do congresso. Todavia, o presidente da Associação de Turismo da Serra Gaúcha (Atuaserra), Roberson dos Santos, falou que é preciso olhar para as riquezas da região.

“É muito importante essas referências, é muito válido. Mas, nós temos que pensar que temos as nossas riquezas aqui, temos as nossas qualidades aqui, e temos que focar nisso. Nós temos que olhar com bons olhos para a nossa região e vermos que temos opções diversas. O vinho brasileiro é um vinho de muita qualidade, que a gente precisa trabalhar muito ainda nele para a divulgação fora do país, e para o Brasil também”.

Presidente da Atuaserra, Roberson dos Santos
Presidente da Atuaserra, Roberson dos Santos (Foto: Diogo Filippon/Grupo RSCOM)

Para este ano, o foco do evento é “Olhares para o turismo em comunidade”. Portanto, uma das finalidades do congresso é auxiliar no desenvolvimento sustentável do turismo na região. Pauta está que Roberson comentou.

“Então nós temos que também olhar para a questão ecológica, a questão ambiental, que é muito importante. A nossa região, ela é bela pelas suas peculiaridades naturais. Então, nós temos que valorizar a nossa região e divulgar cada vez mais ela para os nossos turistas”.

União para o turismo

Diversas cidades que fazem parte da Atuaserra estiveram presentes nas atividades que marcaram o primeiro dia do 6º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho. Dessa forma, o presidente da entidade também comentou sobre a importância da integração e união dos municípios no que diz respeito ao turismo.

Palestra do 6º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho
Palestra do 6º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho (Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

“O óbvio às vezes precisa ser dito, mas o turismo não se faz sozinho, então é preciso ter parcerias. É preciso que os municípios estejam engajados e trabalhando com muita união. Então, cada município tem as suas atrações, têm as suas suas particularidades. Mas, o trabalho em conjunto é fundamental para que a gente tenha êxito nesse processo”.

As atividades do 6º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho seguem até a próxima sexta-feira (22). Na oportunidade, os inscritos no evento realizarão visitas técnicas em alguns empreendimentos.