Garibaldi

Delegado de Garibaldi apresenta dados de ações da Polícia Civil

Casos de homicídios recentes ainda não foram elucidados pelas forças de segurança

Foto: Roberto Nichetti / Grupo RSCOM
Foto: Roberto Nichetti / Grupo RSCOM

O delegado Clóvis Rodrigues de Souza, da Delegacia de Polícia de Garibaldi, apresentou os dados relativos as ações de investigação e repressão ao crime do primeiro semestre deste ano, na manhã desta quinta-feira (21). A reunião com a imprensa serviu para divulgar os casos elucidados até o momento e dados comparativos com o primeiro semestre do ano passado.

Conforme os dados, até o momento foram registradas 1.776 ocorrências policiais. O que chama a atenção é o grande número de jovens entre 18 e 25 anos envolvidos em casos de tráfico de entorpecentes. Somente este ano em Garibaldi, foram registrados 17 ocorrências deste tipo, sendo que em 12 delas houve envolvimento de jovens desta faixa etária.

Outra pauta da reunião foi o esclarecimento do assassinato do jovem Ezequiel Teixeira Cordeiro, 17 anos, ocorrido em 20 de fevereiro no Bairro Bela Vista II. Conforme o delegado esse homicídio tem relação com dívidas com drogas. O assassinato foi cometido por dois menores de idade ligados a uma facção criminosa.

A sequência de crimes ocorrida nas últimas semanas em Garibaldi estão sendo investigadas pela polícia. Ainda não há provas concretas que liguem os crimes, mas esta é uma das hipóteses do inquérito. “É cedo para dizer se há alguma relação entre os fatos. Nós não descartamos nenhuma hipótese de ligação entre os fatos, de ser um grupo criminoso, ou dois grupos.”, relata o delegado.

Secretaria de Segurança tem projeto para cercamento eletrônico do Município

O Secretário de Segurança de Garibaldi, Robson dos Passos, estava presente na coletiva de imprensa dessa manhã. Ele acompanhou a fala do delegado e os números do primeiro semestre. Conforme o Secretário a prefeitura está buscando auxiliar os agentes de segurança oferecendo o suporte necessário. “Estamos trabalhando com um sistema de inteligência e, em breve, teremos o cercamento eletrônico de nosso município”, explica Robson.

O monitoramento de todos os acessos ao município é um projeto antigo do secretário, que ainda não foi posto em prática devido à eleição suplementar em Garibaldi. Serão ao menos 20 pontos de observação, que permitirão as forças de segurança acompanhar as entradas e saídas do município. “Todas as câmeras existentes hoje no município estão em funcionamento e foram readequadas. O trabalho do cercamento eletrônico não é feito de um dia para o outro, mas, o mais breve possível ele estará instalado. Nós trabalhamos dia e noite pelo nosso município e muito mais em situações como essa de agora”, reforça o secretário.