Nesta segunda-feira (18), a RA CIC de Caxias do Sul abriu a programação do 27º Seminário Competitividade & Qualidade. O evento ocorre durante a tarde com quatro palestrantes. Na abertura o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin, destacou o tema “Desafios da qualificação profissional para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação”.
Balestrin acredita que a inovação não é só tecnologias, mas sim capacitar talentos e dar conhecimento as pessoas. Ele definiu que inovação é aquilo que fazemos com os recursos que temos. Para evidenciar como anda a educação no país, o secretário comparou o Brasil com a França em aspectos de desenvolvimento. Ele fez um alerta para que os brasileiros pensem em como manter o jovem no país, invés destes buscar profissionalização e trabalho no exterior.
O palestrante mostrou que 77% da população entre 18 e 23 anos não estão no ensino superior no Brasil. Além de 47% dos jovens de 15 a 29 anos querem morar fora do Brasil em busca de melhor qualidade de vida e oportunidades de emprego, 61% da população carcerária do RS tem até a 4ª Série e 38% da população carcerária tem entre 18 e 29 anos. Nesta demonstração, Balestrin salientou a importância de se ter maiores investimentos em escolas.
“O coletivo é mais inteligente do que uma pessoa sozinha”, disse Alsones Balestrin para demonstrar a necessidade das empresas terem maior ligação com as universidades e pesquisadores.
Ao longo da tarde, palestram aos presentes a diretora de Desenvolvimento Humano da Tramontina, Clarisa Trombini, sobre atração e retenção de pessoas.
Na sequência, a professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Cíntia Paese Giacomello fala sobre visão de futuro do emprego sob o ponto de vista dos jovens aprendizes. Por fim, a supervisora de Desenvolvimento Humano da Rede Andreazza, Tássia Johann, apresenta o case do grupo com o título “A expansão dos negócios com pessoas engajadas”.
Confira a coletiva de imprensa
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM