Caxias do Sul

Emissão de carteiras de identidade em Caxias do Sul é retomada por ordem de chegada

Serviço estava suspenso nos dois anos de pandemia, sendo possível realizar agendamento para emissão de identidades

Emissão de carteiras de identidade em Caxias do Sul é retomada por ordem de chegada
(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)

O serviço de emissão de carteiras de identidade por ordem de chegada em Caxias do Sul foi retomado no início do mês de julho. O serviço no período de pandemia estava suspenso, sendo possível buscar atendimento apenas mediante agendamento online no posto de identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Durante período de dois anos em que perdurou a pandemia da Covid-19, o serviço era realizado por agendamentos online, para que o documento pudesse ser confeccionado. Visto que os casos de covid foram se estabilizando, o Departamento de Porto Alegre definiu que os atendimentos por ordem de chegada estariam liberados no interior.

Conforme a chefe do Setor de Identificação da 2ª Coordenadoria Geral de Perícias, Ana Júlia Poletto, a procura para emissão do documento de identidade segue em alta na cidade. Ela explica como está funcionando o serviço atualmente, além de ampliar a importância de possuir o documento de identificação. “Então no Posto de Caxias é por ordem de chegada, a gente abre o posto às 8h e são 60 senhas disponíveis para a população. Quem quiser fazer é só comparecer nesse horário. O documento obrigatório que a pessoa tem que trazer é a Certidão original conforme o estado civil.  A carteira de identidade é a base para quase todos os documentos que posteriormente a pessoa vai utilizar. Carteira de motorista, passaporte, precisa sempre da carteira de identidade atualizada”.

Além disso, Ana Júlia ressaltou que, caso não haja urgência na emissão do documento, a população pode procurar o setor somente no mês de agosto, pois a agenda está cheia até o final de julho. Os agendamentos online continuam ocorrendo, em menor demanda.

O setor ainda não tem informações de como prosseguirá o serviço no segundo semestre do ano, visto que começa a vigorar a carteira de identificação proposta pelo governo federal, a qual é virtual e vinculada com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Esse documento será disponibilizado ao Rio Grande do Sul em meados do segundo semestre de 2022, pois o RS está realizando o processo de transição de sistemas. Ainda, a chefe do setor relata que a confecção desse documento ainda não está disponível no Estado.

Para atendimento na emissão da carteira de identidade, o Posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na avenida Júlio de Castilhos, no bairro São Pelegrino.