Comportamento

Justiça investiga presidente do Peru por suposto tráfico de influência

Pedro Castillo estaria envolvido em caso de promoção de integrantes das Forças Armadas

Justiça investiga presidente do Peru por suposto tráfico de influência
(Foto: AFP/Reprodução)

A Procuradoria vai investigar o presidente do Peru Pedro Castillo pelo suposto crime de tráfico de influência em um caso de promoção de integrantes das Forças Armadas e o convocou a depor em 4 de agosto, informou a instituição. “A Procuradoria da Nação determinou deixar sem efeito o dispositivo que suspendia a investigação do presidente da República, pelo suposto crime contra a Administração Pública – Tráfico de Influências, na qualidade de autor”, afirmou a Procuradoria no Twitter. A instituição pretende “iniciar uma investigação preliminar conta o presidente, que é convocado para depor em 4 de agosto”, acrescentou.

A investigação havia sido suspensa em janeiro pela ex-procuradora da nação Zoraida Ávalos, sob a alegação de que o presidente não poderia ser investigado enquanto exerce o mandato. A Procuradoria convocou para depor os empresários Karelim López (18 de julho) e Zamir Villaverde (19 de julho), que são investigados por outro caso de suposta corrupção; o ex-secretário da presidência Bruno Pacheco (3 de agosto), foragido da justiça; e seis oficiais do exército que não tiveram os nomes revelados. As investigações por tráfico de influência começaram após a denúncia, em dezembro, de supostas irregularidades do governo no processo de promoção de oficiais da Forças Armadas.

O advogado de Castillo, Benji Espinoza, solicitou à procuradora da nação, Patricia Benavides, que anule a decisão de iniciar a investigação preliminar do chefe de Estado. Em 17 de junho, Castillo prestou depoimento a um promotor que o investiga por suposto tráfico de influência, organização criminosa e conluio com agravante, por um caso que envolve dois sobrinhos e dois ex-funcionários de confiança. O mandato de Castillo, 52 anos, termina em julho de 2026.

Fonte: Correio do Povo