Bento Gonçalves

Bento Gonçalves tem o maior número de empregos formais desde 2013

empregos
(Foto: Divulgação)

Com os dados referentes aos empregos formais de maio de 2022, Bento Gonçalves registrou o maior número de vagas desde 2013. Ao todo, atualmente são 47.973 pessoas empregadas na cidade. Os números fazem parte do mais recente boletim do Observatório da Economia (OECON), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), divulgado a partir da análise dos dados do Novo Caged.

Desde que a observação dos dados iniciou em 2013, Bento Gonçalves nunca tinha chego a um número tão alto. De janeiro a maio, a cidade registra um saldo positivo de 871 vagas de emprego. Com esse índice, a Capital da Uva e do Vinho está em 13º no ranking do Rio Grande do Sul.

Serviços e comércio impulsionaram a performance positiva na cidade, com 108 e 71 postos gerados, respectivamente. As áreas de transporte terrestre, supermercados, educação e comércio de vestuário e acessórios, por exemplo, são os destaques. Por outro lado, a indústria voltou a fechar mais um mês no vermelho ao fechar 32 vagas, desde janeiro o setor não registra desempenho positivo. Entretanto, no acumulado do ano o setor segue no azul, computando superávit de 117 postos.

De acordo com as avaliações do OECON, embora seja preciso aguardar as variantes do mercado de trabalho até dezembro para confirmar, de fato, 2022 é o maior contingente de empregos formais da série. O atual saldo é 1,8% superior ao de dezembro de 2021. E deve continuar subindo. “Mantendo o ritmo de crescimento desde janeiro de 2021 (projeção linear), a tendência é de alcançarmos um total de 48.299 empregos em junho deste ano“, diz um dos autores do boletim, Fabiano Larentis.