O período para realizar a declaração anual de rebanho já está aberta em Farroupilha. Neste ano alguns procedimentos mudaram. As mudanças visam uma precisão mais nos dados que são obtidos através dos produtores.
O QUE É A DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO
A declaração anual de rebanho é um processo feito pelos produtores rurais, junto as inspetorias de defesa agropecuária onde o produtor precisa declarar seu rebanho e indicar suas finalidades de criação. No ano de 2022 o período para fazer a declaração vai de 1º de junho até 31 de outubro. Assim fazendo com que a organização dos cadastros seja feita de uma forma mais organizada.
A declaração conta agora com mais informações para a secretária visando a prevenção de doenças nos rebanhos do Estado. Após o prazo de 31 de outubro, as movimentações de animais serão bloqueadas no sistema, assim fazendo com que os produtores tenham que regularizar a situação dos seus animais.
Sobre o processo de declaração dos animais, neste ano existem alguns pontos que estão sendo levados mais em consideração, como finalidades de criação, tipos de exploração da propriedade, classificação da propriedade, tipo de manejo, atividade principal da propriedade (agropecuária ou lavoura), entre outras questões, estas que são importantes para a Defesa Agropecuária, assim tendo uma maior noção das propriedades da região.
Willian Augusto Smiderle, Fiscal Estadual Agropecuário e Supervisor Regional de Caxias do Sul, explicou como a declaração deve ser feita, esta que também sofreu alterações:
“Para fazer essa declaração, o formato também será diferente em comparação aos outros anos. O produtor pode informar verbalmente os dados a serem lançados na inspetoria. Será gerada uma senha para o produtor, este que será assinada digitalmente no mesmo momento. Ou então os formulários pode ser baixados direto no site da secretária da agricultura e após preenchê-los entregar na inspetoria ou no escritório do próprio município.”
Todos os produtores são obrigados a fazer a declaração anual de seus rebanhos. A partir de 1º de dezembro os produtores que estiverem com sua declaração pendente, não poderão mais emitir o Guia de Trânsito Animal (GTA).
A Regional conta com 13 Inspetorias de Defesa Agropecuária, tendo 40 municípios em sua área de abrangência. Para os municípios que não tem inspetoria, o processo deve ser feito no Escritório de Defesa Agropecuária da prefeitura que oferece esse serviço.