Memória LEOUVE

Fontana e Via del Vino

Fontana e Via del Vino

Existem pessoas pensando que o assunto não merece tamanha atenção quanto tem sido dispensada ao tema. Pois eu não penso assim, tanto é que dedico o comentário desta terça à vota da Fontana, o chafariz com água da cor do vinho – às vezes com cor de suco de uva rosé. Fazer o quê, acertar a tonalidade não deve ser tarefa assim tão simples. Tem dias que a gente está mais pálido, noutros mais roxo, não é mesmo?

Pois a volta da Fontana foi atrativo principal da cerimônia em que prefeito e secretários cortaram o bolo de aniversário da cidade na tarde cinzenta de domingo. Houve celebração, aplausos, muitas fotos. Há quem pense que a nova localização do chafariz não esteja correta. Muito próxima do novo chafariz, deveria estar no lugar de antes, exatamente sobre o novo; deveria estar em outra praça;

Bem, eu vejo mais acertos do que erros nesta questão. Porque é que a Fontana foi retirada da frente da Prefeitura? ora, houve o desejo de revitalizar a Via Del Vino, com retirada da fiação aérea, troca do piso e outras providências. Entendeu-se que esta modernidade excluía a fonte velha, com pedras, no estilo antigo.  Mas aí aconteceu o inesperado: a população e o trade turístico reagiram mal à extinção de um dos principais cartões postais da cidade.  Mudou a administração, caíram dogmas ou certezas e se buscou a Fontana de volta. Concordo que se poderia discutir a melhor localização para ela. Afinal, não foi isto que aconteceu com a rua coberta? Mas, enfim, melhor discordarmos da localização e concordarmos sobre a volta da fonte do que o contrário. Moradores de Bento, crianças e turistas devem estar felizes.

Agora seria bom sabermos ainda como anda o projeto do quadrilátero central da cidade. A reforma da Via del Vino era apenas o começo da remodelação que ainda deverá seguir até a frente da Igreja Matriz e descer pela primeira quadra da Júlio de Castilhos. Cerro, dirão que faltou dinheiro e a julgar pelos canos de proteção a pedestres postos na quadra das piscinas do Aliança este projeto não sai da gaveta tão cedo.

E ontem foram desmontados palco e barracas que serviram de abrigo à Feira do Livro, Congresso de poesia. A Via del Vino volta a ser dos transeuntes, mas confesso que esta agitação toda me anima.  Tem que é contra, mas eu gosto desta agitação toda no Centro. Dá vida ao Centro e permite a aproximação das pessoas. Humanização foi o conceito principal quando da criação deste calçadão.