Um simulador de capotamento está entre as atrações que o visitante irá encontrar na 24ª Fenakiwi e 2ª ExpoFarroupilha, nos Pavilhões do Parque Cinquetenário, em Farroupilha, até o dia 24 deste mês. A ação é comandada pelo Departamento de Trânsito e o equipamento é operado pela empresa A7 Engenharia, de Minas Gerais.
O objetivo é conscientizar os condutores sobre a importância do cinto de segurança em um acidente real, além de ensinar técnicas de saída de dentro do veículo com segurança.
De acordo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – a utilização do cinto de segurança reduz em até 40% os riscos de ferimentos graves e em até 75% o risco de morte, em caso de acidente. O artigo 65 da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, fala sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
O carro instalado na feira em Farroupilha comporta duas pessoas, um condutor e um passageiro, e conta com alguns itens internos, como uma cedeirinha para crianças, e algumas bolas plásticas que simulam objetos que podem estar dentro do carro.
LEIA MAIS: Secretário de Desenvolvimento Econômico prestigia abertura da 24ª Fenakiwi e comenta retomada das feiras
Após capotar cerca de três vezes, o veículo para com as rodas para cima e um instrutor resposável pelo equipamento auxilia as “vítimas” a deixarem o carro em segurança.
O simulador ficará exposto até o final da festa e para participar é preciso ser maior de 18 anos e realizar um breve cadastro no estande do Departamento de Trânsito.