Basquete

Bruno Lopes assume comando do Caxias do Sul Basquete e projeta a temporada da equipe

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A equipe do Caxias do Sul Basquete/ Recreio da Juventude começou oficialmente sua preparação para a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). Os atletas já estavam treinando com Rodrigo Barbosa enquanto aguardavam a chegada do novo técnico Bruno Lopes, ele que assumirá o comando da equipe na competição.

Lopes foi treinador do Cerrado Basquete no NBB nas temporadas de 2020/21 e 2021/22. O primeiro jogo será o clássico gaúcho contra a equipe de Santa Cruz no dia 18 de julho, às 19h.

Serão 23 equipes na competição que acontecerá em oito territórios nacionais diferentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e Distrito Federal. O Caxias do Sul Basquete/ Recreio da Juventude está no grupo B, juntamente com as equipes: Bauru Basket (SP), Basquete Cearense (CE), Paulistano (SP), Rio Claro Basquete (SP), Sesi Franca Basquete (SP), Corinthians (SP), Cerrado Basquete (DF), Botafogo (RJ), Caxias do Sul Basquete/Recreio (RS), Vasco/Tijuca (RJ), Coritiba Monster/Thalia, União Corinthians.

A fase classificatória será disputada em dois momentos. A primeira será realizada entre os dias 18 e 30 de julho, em quatro sedes diferentes. O grupo A terá partidas em Uberlândia (MG), no Ginásio Walterclides Borges de Sá (G3) e Mogi das Cruzes (SP), no Ginásio Prof. Hugo Ramos. Já os jogos do grupo B ocorreram em Santa Cruz do Sul (RS), no Ginásio Poliesportivo Arnão e em São Paulo (SP), no Ginásio Wlamir Marques.

Em seguida, a segunda etapa e a fase final vão acontecer em sede única: no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP).

O técnico Bruno Lopes falou sobre as expectativas para as competições da temporada:

“A expectativa sempre será entrar na competição, sendo o mais competitivo possível, vamos enfrentar algumas equipes que, em seus estados tem competição da categoria (São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná), então são equipes que já tem um tempo maior de conjunto, mesmo assim acredito que montamos um grupo que pode surpreender na competição.”

Sobre a preparação dos atletas para a primeira partida, ele disse sobre como irá utilizar os jogadores do atual elenco junto com os possíveis reforços que chegarão e os pontos que serão o foco do trabalho na preparação dos atletas:

“A equipe foi montada com 50 % de atletas de Caxias e 50 % de fora. Mesmo com o pouco tempo de trabalho, deu para ver que será uma equipe muito homogênea que podemos ter vários quintetos que podem estar em quadra. Acredito que mais próximo da estreia que vamos ter a certeza do quinteto inicial” ressalta ele.

“Vamos ter apenas duas semanas completas com toda equipe até estreia , por isso o foco será com toda certeza dar um padrão defensivo e ofensivo mas com poucas variações no primeiro momento”.

A competição é promovida pela Liga Nacional de Basquete, mesma liga idealizadora do NBB, e o Caxias Basquete participa da competição em parceria com o Recreio da Juventude.