Comportamento

Família centenária: Irmãos completam 105 e 100 anos de muita vitalidade no Rio Grande do Sul

Família centenária: Irmãos completam 105 e 102 anos de muita vitalidade no Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo pessoal / Leouve

No dia 28 de junho de 2022, a moradora do bairro Esplanada de Caxias do Sul, Adelina Fink Blau completou 105 anos de vida. O irmão dela, Lauro Alvis Fink, morador de Três Passos – RS completou 100 anos no mês de janeiro. Eles ainda tem outros sete irmãos, sendo apenas dois falecidos, já os demais estão na casa dos 90 anos. A família centenária recebeu o Grupo RSCOM para uma conversa em Caxias do Sul.

Adelina Fink Blau

A lúcida, tímida, simpática e forte senhora centenária Adelina Fink Blau é descendente de alemães, tanto que com a filha Sebila Blau Capeletti, 79 anos, dentro de casa só conversa na língua de origem. A família dela é colonizadora da cidade de Lajeado, Adelina nasceu em Três Passos e há cerca de 24 anos ela mora em Caxias do Sul, após a morte do marido em 1998. Desde então, ela mora com a Sebila, seguindo aonde esta vai.

Segundo a filha, Adelina toma apenas um remédio para regular a pressão e a alimentação dela é normal. Obviamente, a filha toma cuidado com questões de gorduras e sal, mas dona Adelina é um exemplo de vitalidade. Durante a pandemia, as visitas foram restringidas o que permitiu que a saúde dela continuasse intacta, mesmo desagradando alguns parentes. Durante conversa pode-se notar que a memória de dona Adelina causa inveja, ela relembrou contando nos dedos os nomes de todos os irmãos.

A fé é o que move a moradora centenária, todos os dias ela assiste missas e terços em mídias televisivas. A sua alegria é receber e conversar com os filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

Apesar de passar a maior parte do tempo no quarto, a idosa se locomoveu até a sala, no final de semana do dia 26 de junho, para receber a família em uma festa de aniversário.

Lauro Alvis Fink

O Sr. Lauro combateu no teatro de operações da 2ª Guerra Mundial na campanha da Itália, portanto, ele é um dos últimos pracinha da Força Expedicionária Brasileira vivo. Nos dias 14 e 15 de janeiro, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RC Mec) de Santa Rosa, RS realizou uma homenagem ao veterano. (Fonte: 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado)

De acordo com informações da família, Fink é lúcido e tem uma saúde exemplar, tanto que na sua festa de 100 anos dançou para os presentes, junto com uma das filhas.

Confira a reportagem em vídeo