Os Hospitais do Tacchini Sistema de Saúde são os primeiros da Serra Gaúcha a adotar a inteligência artificial para auxiliar nas farmácias das instituições. O sistema se integra aos dados do hospital e indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a eficiência hospitalar.
A novidade já está disponível tanto no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, quanto no Hospital São Roque, em Carlos Barbosa. O sistema conhecido como NoHarm é responsável por realizar uma série de ações que fornecem segurança extra nos atendimentos. Ao mesmo tempo, os processos ficam mais ágeis, beneficiando o paciente.
O NoHarm alerta para relações medicamentosas como incompatibilidades, duplicidades e reatividades cruzadas, bem como para prescrições fora do padrão, podendo detectar possíveis erros de dosagem, dosagem/kg e frequência. Além disso, o sistema também oferece um gráfico de evolução personalizado para cada exame, destacando alterações que podem gerar impacto na saúde do paciente.
A ferramenta utiliza ainda inteligência artificial em textos clínicos, destacando informações importantes das evoluções dos profissionais de saúde. A inteligência artificial extrai das evoluções informações como sinais, alergias, peso, altura e se o paciente está realizando diálise.