Opinião

Viva com Saúde - 06 de julho de 2022 - Julho Amarelo alerta quanto às Hepatites Virais

Viva com Saúde - 06 de julho de 2022 - Julho Amarelo alerta quanto às Hepatites Virais

No quadro Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais.

A campanha Julho Amarelo tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

E uma nova forma da doença está atingindo principalmente crianças de até cinco anos de idade. Os sintomas são os mesmos de uma hepatite comum, só que a origem da inflamação ainda permanece sem respostas. O número de mortes causadas pela hepatite de origem desconhecida em crianças subiu de nove para 18, segundo a atualização da Organização Mundial da Saúde (OMS) com dados até 22 de junho. O número de casos passou de 650, até 26 de maio, para 920 neste último levantamento. De acordo com a entidade, 33 países registraram a doença misteriosa.

O pediatra Paulo Telles explica que os especialistas não sabem, até agora, o que causa o surto da doença. Infecção por adenovírus e sequelas da Covid-19 estão entre as hipóteses: