Comportamento

Caminhoneiros de Garibaldi passam a contar com cooperativa

O lançamento da entidade acontece nesta quarta com a presença do ministro da cidadania Ronaldo Bento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os caminhoneiros autônomos de Garibaldi passam a contar, a partir desta quarta-feira, dia 29 com uma cooperativa que vai buscar melhores condições de preço com fornecedores, para diminuir os custos de insumos destes profissionais.

A Cooperativa de Transportes da Serra Gaúcha – Cootraserra foi criada junto a Associação de Motoristas de Garibaldi. Para a inauguração a entidade vai receber o ministro da cidadania Ronaldo Bento, que estará no município. O projeto da cooperativa foi iniciado ainda em 2018.

Conforme Adriano Piacentini, representante da Cootraserra, a cooperação é uma das saídas para diminuir os custos com os insumos da profissão. “O caminhoneiro autônomo acaba pagando mais caro por combustível, pneus e outros produtos. Na cooperativa, a negociação pode ser feita muitas vezes diretamente com o fornecedor, diminuindo os preços” explica Piacentini.

Desde o início de 2022 a Cootraserra integra o programa Roda bem Caminhoneiros, do Governo Federal.O projeto atende 100 cooperativas de motoristas de caminhão no Brasil, destinando mais de 15 mil litros de combustíveis, além de tanques, bombas e outras facilidades. Garibaldi foi o terceiro município do país a ser contemplado.

Segundo Fábio Roque, gestor do programa, a iniciativa começou a ser trabalhada pelo governo federal ainda em 2019. “É uma forma de apoiar os motoristas. Nós desenvolvemos um aplicativo, com opções para compras coletivas e indicações da rede cooperada. Só no Rio Grande do Sul são 19 cooperativas associadas. Os motoristas podem abastecer com preço reduzido em cada uma delas”, relata o gestor.