Bento Gonçalves

Para desenvolver jovens atletas, Esportivo de Bento Gonçalves aposta em projetos de Lei de Incentivo Estadual

Categoria sub-19 do Alviazul recebeu cerca de R$279 mil do para o desenvolvimento

(Foto: Alessandro Manzoni/Exata Comunicação)
(Foto: Alessandro Manzoni/Exata Comunicação)

Dos mais tradicionais times do interior gaúcho, o Esportivo de Bento Gonçalves está com um novo projeto de desenvolvimento de jovens atletas. Dessa forma, o clube busca entregar jogadores tanto para a sua equipe profissional, como para o cenário nacional do futebol. Atualmente, a ação ocorre por meio de um projeto de categoria sub-19, que possui financiamento do Governo estadual.

Hoje, o projeto tem como objetivo ampliar as opções de base do clube por meio da formação e desenvolvimento de atletas. Assim, o financiamento do estado disponibilizou ao Esportivo um valor de R$ 279 mil para tal investimento.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, o atual presidente do clube, Leocir Glowacki, falou que para apresentar projetos a nível estadual, o Esportivo precisa estar com suas contas e guias em dia. Ao mesmo tempo, ele comentou qual o grande objetivo da iniciativa. “A principal finalidade desse projeto é exclusivamente de treinos e de amistosos, para que a gente possa formar os nossos atletas para que possam ser utilizados no nosso time profissional”. E, alguns desses jogadores, já estiveram no grupo principal do Alviazul nas disputas da Série D do Brasileiro em 2021, e também agora na Série A2 do Gaúchão.

Como funciona o projeto do Esportivo

A integração entre as categorias de base e o grupo de atletas profissionais é uma das atividades presentes no projeto do Esportivo. Ainda assim, o clube também disponibiliza uma estrutura completa, como o próprio estádio Montanha dos Vinhedos, alojamentos, e mais. Ao mesmo tempo, os jogadores também tem a sua parcela para o próprio desenvolvimento.

“Agora, não é só o futebol, mas é postura, respeito, hierarquia. Os nossos atletas, nossas categorias de base, todos os atletas, eles têm que estar estudando”, disse o presidente do clube.

(Foto: Alessandro Manzoni/Exata Comunicação)

O Esportivo recebe também atletas de outras cidades, os quais têm o apoio do clube com a estrutura, assim como aqueles que são naturais de Bento Gonçalves.

“A gente sabe que o Clube Esportivo, para esses atletas, que também é uma forma que a gente tem de poder contribuir, de poder estar aqui fazendo parte de um trajeto, de uma história desses atletas que estão focados em querer se tornar um profissional do mundo do futebol, poder jogar a nível mundial. Eu diria que hoje os atletas saem aqui da nossa região, vão jogar para qualquer país. Além de ser lembrado também pelo Clube Esportivo. ‘Minha trajetória na minha base eu passei pelo Clube Esportivo’. A gente sabe que esses atletas, eles vêm e voltam para cá um dia, e contando essas histórias todas aí que nos gratifica e muito poder estar participando da história do atleta também”.

De olho em aumentar e potencializar a sub-19, o Esportivo busca aqueles que atuam em posições essenciais. Dessa forma, para ingressar no elenco, é feita uma análise do jogador e da necessidade do grupo. Também, em caso de um jovem que seja de outra cidade, o clube ainda pesquisa a disponibilidade de alojamentos e escolas, para entregar a estrutura completa.

Não é somente o sub-19

Todavia, o Esportivo não possui investimento apenas na categoria sub-19. O clube conta também com times no sub-15 e sub-17. Categorias essas, que disputam, atualmente, as competições Água da Pedra. A ideia com esses dois times é já desde cedo potencializar e preparar os jovens para o salto que pode levá-los ao profissional do clube.

Ainda assim, o clube também conta com a Escola de Futebol, dividida em: iniciação (para crianças de 5 a 10 anos), com treinos na AABB, no bairro Santa Rita; e avançada (para jovens dos 9 aos 16 anos), com treinamentos no antigo Estádio da Montanha, na Av. Osvaldo Aranha.

(Foto: Esportivo/Divulgação)

Logo, aqueles que desejarem mais informações sobre os dias dos treinos e inscrições podem ser obtidas clicando aqui, ou no telefone (54) 3452-2165.