Na manhã desta quinta-feira (23), foi celebrado do 16º aniversário do 3º Batalhão de Áreas Turísticas (3ºBPAT) de Bento Gonçalves. A cerimônia ocorreu na CIC, localizada no Parque de Eventos da Fundaparque. Autoridades e convidados da região compareceram ao evento.
A equipe de reportagem conversou com o comandante do 3º BPAT, Tenente-Coronel Artur Marques de Barcellos, que comentou sobre os desafios do trabalho. ”Os desafios são inúmeros, os eventos, à pouco tivemos a ExpoBento, a Fenavinho aqui em Bento Gonçalves, temos o FestiQueijo em julho, em Carlos Barbosa. São diversas as atividades desenvolvidas pelo Batalhão, nós temos essa peculiaridade de ser uma região que, além da população existente na cidade, nós temos uma população flutuante bastante grande, em especial aos finais de semana. Agora, nessa época do inverno, é um apelo bastante grande pela serra. Então, esse realmente é um desafio. Mas a Brigada Militar está pronta para atender a comunidade da melhor maneira,” disse.
O 3ºBPAT, atualmente defende 25 municípios da região, trabalho que é feito por homens e mulheres, abrangendo mais de 350 mil pessoas. Recentemente, foram obtidas novas viaturas e investimentos na área da tecnologia proporcionaram à Brigada Militar um trabalho mais qualificado. O comandante também comentou que a tecnologia que as cidades proporcionam, inclusive com convênios, com vídeo-monitoramento, cercamento eletrônico, ajudam nestes processos.
No primeiro semestre de 2022, Bento Gonçalves e região apresentaram diversas apreensões relacionadas ao tráfico de drogas. ”Não é motivo para comemorarmos qualquer incidência de criminalidade, mas temos a consciência de que não vamos conseguir zerar esses índices. Hoje estamos muito bem, os crimes violentos contra a vida, os letais intencionais, os crimes com violência e de roubo, principalmente de roubo a pedestres e roubo de veículos, são índices bem baixos”, completou.
O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra), abrange 66 municípios, com cinco grandes unidades operacionais, dentre elas o Batalhão de Bento Gonçalves. O Tenente-Coronel Márcio José Rosa da Luz, que recentemente foi nomeado comandante do CRPO Serra, comentou que deseja visitar os 25 municípios abrangidos pelo 3ºBPAT.
”Eu preciso saber como é que estão as condições de trabalho deles, para que eu possa fazer a gestão macro, junto ao comando da corporação, para melhorar cada vez mais as condições de trabalho dos nossos brigadianos. Para que eles possam entregar um serviço de qualidade para as comunidades. O feedback que eu tenho do trabalho da Brigada aqui na região é muito positivo, a gente sabe que aqui temos policiais muito dedicados e, principalmente, muito integrados com as suas comunidades, tanto civil, quanto com os demais órgãos de segurança”, completou.
Márcio comenta que esta integração dos profissionais com a comunidade facilita bastante o trabalho, tendo uma troca de informações grande, a BM pode se antecipar aos delitos, reduzindo os índices criminais trazendo tranquilidade à população, que é o mais importante.
Atualmente, um dos problemas da Brigada Militar é a falta de efetivos e, o investimento na tecnologia ajudou a resolver o problema. ”O investimento em tecnologia que está sendo realizado na Brigada e nos demais órgãos de segurança tem nos ajudado muito para suplantar as faltas de efetivo que nós temos. Hoje, por exemplo, com o aplicativo BOM MOB, que é um aplicativo que o policial militar tem no celular, quando atender uma ocorrência simples de ameaça, antes precisava preencher onze formulários, levava até 50 minutos para atender, hoje ele preenche no aplicativo em dez”, complementa o comandante.