O CEAC, Centro de Atendimento ao Cidadão, será transferido do atual ponto aos anexos dois e três do município. No momento o Anexo dois fica no edifício Primavera, onde era o Sesi, ali será o local de algumas secretárias. O Anexo três será no CCO, antiga delegacia de polícia. Nesse anexo irão funcionar as secretarias de agricultura e de obras, estes que estão próximas do Parque de Obras da cidade.
Na estrutura do anexo três também irá ficar o posto da Defesa Animal. Após todas as transferências serem concluídas, o CEAC será desocupado e devolvido aos seus proprietários.
No anexo dois ficarão as secretarias de Desenvolvimento econômico, Turismo e Inovação, Saúde, Habitação e Assistência Social. Essa mudança tem como propósito fazer com que se tenha a qualificação no atendimento pela proximidade com o Centro Administrativo, facilitando assim o deslocamento das pessoas.
No prédio do Centro Administrativo também serão recebidos alguns setores que hoje estão no CEAC, como o Departamento de Recursos Humanos, a Coordenadoria da Mulher, esta que contará com uma sala especial para o atendimento das mulheres e também o Procon, este que também está efetuando atendimentos de forma online através do site da Prefeitura.
Em entrevista a reportagem do Grupo RSCOM, o Secretário de Gestão e Governo do município, Rafael Gustavo Portolan Colloda, falou se essa mudança vai impactar na sociedade:
“A gente acredita que sim, seja pela facilidade dos serviços, por estarem mais próximos do Centro Administrativo, ou mais próximos do Parque de Máquinas de acordo com a natureza de cada serviço demandado, isso tudo a gente sabe que é um momento de transição por que a gente vislumbra no horizonte a construção do Centro de Atendimento novo” explica.
Collooda também deu dados sobre quantos atendimentos por mês são realizados no CEAC:
“Hoje a gente estima que sejam realizados cerca de 9.800 atendimentos por mensais, essa seria a demanda atendida naquele prédio. Há a tendência de aumentar em função dos atendimentos eletrônicos, a gente também está com a implantação do CEI, que a partir de agosto ou setembro deve ter alguma questão de peticionamento eletrônico para usuário, o que diminuiu o fluxo de pessoas.”
A saída de algumas secretarias do CEAC deve fazer com que o município consiga economizar
“Após concluídas as mudanças, haverá sim uma redução significativa do valor pago em aluguéis na ordem de mais de R$ 40 mil por mês”, ressalta ele.
A mudança deve ocorrer no final do mês de julho.