Comportamento

Celebração de Corpus Christi movimentará o centro de Garibaldi nesta quinta-feira

A procissão terá início logo após a Missa Campal, marcada para as 9h30min

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Após dois anos sem ocorrer de forma presencial, as ruas de Garibaldi receberão nesta quinta-feira (16) os tapetes coloridos da tradicional procissão de Corpus Christi. O tema central deste ano será, “Maria nos conduz a comunhão, participação e missão”.

A procissão terá início logo após a Missa Campal, marcada para as 9h30min. No total, 12 grupos trabalharão na confecção dos tapetes que utilizam serragem colorida num trajeto de aproximadamente 415 metros ao longo das ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Carlos Barbosa, seguindo pela escadaria e no largo em frente a Igreja Matriz São Pedro.

Neste ano, participam da confecção dos tapetes o Cursilho de Cristandade, Catequese, Casais Encontrarás, Escola Armando Peter longo, Renovação Carismática, Canarinhos Cantores de Garibaldi, Equipe Administrativa Paroquial, Escola Irmã Teofania, Escola Santo Antônio, Grupo Crescer, Fraterno auxílio Cristão (FAC) e Emaús.

Serão utilizadas cerca de 330 sacas de maravalha e 110 sacas de serragem colorida, além de outros materiais para os enfeites. Conforme o pároco da Paróquia São Pedro de Garibaldi, Frei Jadir Segala, a celebração convida a comunidade a unir Fé e Vida.

“Após dois anos, estamos voltando com esta celebração que é uma das várias festas da Igreja. Contamos com a comunidade paroquial que se une a 12 grupos para a confecção dos nossos tradicionais tapetes. Sendo que todo o trabalho, material e transporte que envolvem esta ação são doações da comunidade. O Corpus Christi é um ato de solidariedade”, destaca.

Durante a procissão haverá postos para coleta de alimentos não perecíveis, material de higiene e agasalhos que serão doados para o Fraternos Auxílio Cristão (FAC) e para Assistência Social de Garibaldi. Os tapetes ficarão expostos para o público até às 17h.

A coordenação dos trabalhos está a cargo do Movimento Cursilho e conta com o apoio da Paróquia São Pedro, da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, e da Brigada Militar.

Ruas terão trânsito interrompido para celebração

O trânsito será interrompido em algumas vias. O fechamento das ruas compreendido entre as ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Dr. Carlos Barbosa ocorrerá a partir das 19h desta quarta-feira (15), para demarcação das ruas, e amanhã (16), para a confecção dos tapetes e procissão. As vias serão liberadas por volta das 18h, após a limpeza