Comportamento

Audiência discute fragilidade da Saúde da região da Serra Gaúcha

Somente em Caxias do Sul, 79 pessoas estão na fila esperando vagas nos hospitais

Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM
Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM


Na noite desta segunda-feira (13), a Comissão Especial de Saúde que trata da regularização de leitos e serviços de saúde no Estado, realizou uma audiência na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, onde foi debatido sobre as visitas técnicas em hospitais de referência e outros órgãos prestadores de serviço a saúde estadual.

De acordo deputada Estadual Fran Somensi (PRB), presidente da comissão, o principal objetivo é melhorar o sistema de regularização, tendo em vista que as casas hospitalares da região estão com 100% dos leitos ocupados. Somente em Caxias do Sul, 79 pessoas estão na fila esperando vagas nos hospitais, sendo que são 50 caxienses e 30 pessoas da região. Dentre esses números, 28 esperam por UTI, 14 munícipes de Caxias e 9 pessoas de fora da cidade.

Nós estamos debatendo a saúde no nosso Estado todo, e, estar trabalhando aqui na nossa macro-região da Serra, uma região que compõe 49 municípios, mais de um milhão e duzentos mil gaúchos dependem da saúde ofertada pela Serra, para nós é muito importante e de muita responsabilidade” disse a deputada.

Somensi também destaca que a Comissão Especial busca contribuições de todas as partes do sistema de saúde, como os serviços de hospitais, os secretários de saúde, os gestores municipais, além da participação da Defensoria Pública e do Ministério Público, com isto, a comissão obtém um apanhado geral, além de um diagnóstico da região.

O que nós queremos é que o serviço de saúde chegue lá na ponta, lá no cidadão gaúcho, e possa melhorar este sistema, desafogar os nossos hospitais, as nossas casas hospitalares que estão com 100% lotadas“, destacou Fran.

A presidente da comissão também destacou que a questão de verba é unânime para a área da saúde, pois todos necessitam de mais recursos para prestar mais serviços.

Mas queremos adiantar de que precisamos de um sistema único, centralizado e que as informações sejam transparentes, que ele converse em todo o Estado para que possamos otimizar recursos usando a tecnologia e assim atendendo a população, dando mais serviços aos nossos gaúchos“, finalizou Fran Somensi.

A próxima audiência ocorre na próxima semana em Santa Maria, sendo que no mês de agosto, ela será finalizada, onde será apresentado um relatório final que será aprovado pela Assembleia Legislativa e, após isto, será entregue as proposições ao governo do estado do Rio Grande do Sul.