Bento Gonçalves

Iniciada a 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho em Bento Gonçalves

(Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)
(Foto: Marcos Cardoso/Grupo RSCOM)

Na tarde desta quinta-feira (9), teve início oficialmente a 30ª ExpoBento e a 17ª Fenavinho na Fundaparque, em Bento Gonçalves. O ato marcou o retorno dos tradicionais eventos da cidade após dois anos de ausências em virtude da pandemia de Covid-19.

Na ExpoBento, serão cerca de 450 expositores com mais de 30 mil itens para os mais diversos setores, como variedades, indústrias, comércio, moda, agroindústria e automotivo. O diretor-geral da ExpoBento, Gilberto Durente, avalia a retomada.

“Realmente, um momento muito importante da retomada em definitivo agora. Eu diria que emocionante para nós que trabalhamos 36 meses, sem parar, com muitas incertezas. Tivemos que fazer quatro mudanças de datas, mas hoje estarmos aqui na ExpoBento e na Fenavinho, a 30ª edição e 17ª, respectivamente, podendo receber as pessoas, podendo receber vocês, celebrando, brindando e comemorando a vida é simplesmente fantástico, estamos muito felizes”. Durante ainda comenta sobre novos projetos e também a oportunidade de outros públicos visitarem a feira. “A gente está com 450 marcas expositoras, a feira cada vez se renovando mais, trazendo também alguns projetos novos para o público jovem, para as crianças, para os adolescente, isso é bem importante porque a gente traz um público que normalmente não viria para a ExpoBento e Fenavinho, então, esse é o desafio, estar melhorando a cada edição”.

Uma das principais atrações desta edição da feira fica por conta da Copa Padel ExpoBento, que acontecerá pela primeira vez no evento. Além do 2ª ExpoBento Skate Jam, campeonato de street indoor que volta à programação pela primeira vez desde 2013.

Já na Fenavinho, a grande atração será a Vila Típica, que lembra as fachadas das casas do início do século 20, onde 15 vinícolas expõem seus reconhecidos vinhos, sucos e espumantes ao público. O Coordenador do Comitê da Fenavinho, Roberto Cainelli Junior, falou sobre o retorno.

“Assim, foram momentos difíceis, ninguém esperava, que momento imaginávamos que fôssemos ficar trancados em casa, que não poderíamos sair, que teríamos que ter reclusão, afastamento das pessoas. Isso tudo foi muito difícil pra gente, porque a Fenavinho, ela vem de um processo delicado. Ela nasceu em 67, ela tem 55 anos, completando esse ano, mas ela está na sua 17.ª edição, motivo de que tivemos hiatos muito longos entre uma edição e outra. Em 2019, ela é assumida pelo CIC, uma entidade que tem uma notoriedade de 107 anos, com muita responsabilidade para isso. A Fenavinho é uma marca coletiva, a marca das pessoas, é a marca de Bento, mas sobre a gestão do CIC hoje. Então, foi feito esse resgate, encima de muito trabalho, o resgate financeiro inclusive”. Ele também falou sobre a presença do público. “Os ingressos antecipados foram esgotados. A gente teve em 2019 um público na Fenavinho de cerca de 254 mil pessoas. Eu acredito que passaremos tranquilamente das 300 mil nessa edição”.

As programações da 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho seguem até o próximo dia 19, com shows musicais, gastronomia, empreendedorismo, oportunidades de negócios, esportes e, claro, vinho.

(Foto: Marcos Cardoso/GrupoRSCOM)
(Foto: Marcos Cardoso/GrupoRSCOM)
(Foto: Marcos Cardoso/GrupoRSCOM)
(Foto: Marcos Cardoso/GrupoRSCOM)
(Foto: Marcos Cardoso/GrupoRSCOM)