Polícia

Laboratório de produção de cocaína é encontrado pela polícia em São Leopoldo

Laboratório de produção de cocaína é encontrado pela polícia em São Leopoldo

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN/DENARC, coordenados pelo Delegado de Polícia Guilherme Dill, na tarde de segunda-feira, 6, no bairro Campestre, em São Leopoldo, no decorrer de investigações relacionadas ao tráfico de drogas e de facção criminosa atuante na localidade, apreendeu mais de 5kg de cocaína, 1.020kg de crack, cerca de 40kg de insumos para preparação de droga, balanças de precisão, três armas de fogo, dois veículos, munições, 10 camisetas da Polícia Civil, diversas máscaras de proteção ao Covid da Polícia Civil e cerca de 15 mil reais em dinheiro.

A ação policial decorreu da continuidade de investigações de indivíduos ligados ao tráfico de drogas e associados para essa prática, ligados à facção criminosa local. O monitoramento deu conta de que se utilizava um veiculo saveiro para transporte de drogas e havia duas residências envolvida no depósito, com dois indivíduos e com funções divididas.

Houve abordagem do indivíduo saindo para entregar drogas no veículo Saveiro, de cor branca. Quando abordado, na sua posse, foi encontrada grande quantidade de droga e dinheiro. Como o indivíduo saiu da residência já monitorada, os policiais foram ao local por haver fundada suspeita de haver mais drogas.

Nesse local, foi encontrado outro indivíduo na propriedade de mais entorpecentes, balanças de precisão e armas de fogo. Nesse ato, foi-lhe dada voz de prisão por associação ao tráfico de drogas.

Em continuidade, foi-lhe questionado quem morava na residência em frente, já verificada nos monitoramentos e se visualizara os indivíduos circulando na outra casa. O indivíduo referiu que ninguém, mas que possuía as chaves do local.

Os policiais entenderam haver novos elementos indicando mais objetos ilícitos no local e deslocaram com as chaves. Na casa, com aparência de abandonada, foram localizadas camiseta da Polícia Civil e o restante dos objetos apreendidos, como insumos para produção de droga, mais balanças e armas de fogo.

Já é o segundo laboratório de drogas descoberto e fechado pelo DENARC em menos de um mês nesse Município. A investigação continuará com os dados dos veículos e os dados dos indivíduos denunciados, para descobrir a origem do financiamento da estrutura criminosa.

Os dois indivíduos foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional.

Segundo o Delegado Guilherme Dill, o fato demonstra a importância da qualificação da investigação policial e a concentração da atuação em grandes apreensões de drogas e indivíduos que movimentam os maiores valores. Houve dedicação de muito tempo e, na data de hoje, o resultado foi extremamente positivo, tirando de circulação dois traficantes importantes na facção criminosa e uma apreensão volumosa de objetos ilícitos.

A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as ações e investigações contra o tráfico de entorpecentes e as organizações criminosas.