Apresentando um universo de encantamento e ludicidade por meio da cultura e literatura, a 6ª Feira do Livro Infantil de Bento Gonçalves, promovida pelo Sesc em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, atendeu cerca de dois mil alunos entre os dias 16 e 20 de maio. Após dois anos de ausência por conta da pandemia, o evento foi retomado com o tema ”Livros, Bonecos e Outros Trecos”, e esteve em 21 escolas municipais infantis.
As escolas participantes receberam cinco vídeo-aulas que compõem a oficina ”Contando Histórias com Objetos e Bonecos”, um guia onde professores, alunos e família se envolvem, para trabalhar a partir de elementos básicos e importantes da contação de histórias, bem como com a confecção de peças para complementar a ludicidade.
O patrono da Feira foi o escritor paranaense Danilo Furlan, que apresentou para as crianças uma contação de histórias com teatro de bonecos baseada em suas obras. Além de escritor e bonequeiro, o pedagogo também é diretor da Cia Manipulando Teatro de Animação e divertiu os estudantes com seu mundo de imaginação. ”A atividade permite que a criança viaje para mundos imaginários, até mesmo para projetar seus conflitos internos nas histórias que elas não conseguem resolver sozinhas. A retomada da Feira foi ótima, descobrimos que os bebês, os pequeninos, estão se permitindo ouvir, focar e participar desses momentos”, ressaltou Furlan.
O diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachineli, elogiou as instituições pelo acolhimento ao evento, que também teve a parceria da Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves, além de apoio do Hotel Vinocap. ”A Feira proporcionou uma aproximação com as escolas e permitiu que chegássemos a um maior número de crianças. Direção e professores foram incríveis e receberam com muito carinho as atividades propostas”, disse ele.
Foram distribuídos kits com três livros de Furlan para cada uma das 21 escolas: ”A História de Naitá”, ”Sai Pra Lá Vira Lata!” e ”Quando o Cheiro da Chuva Vem”, além de um boneco Sesquito, fantoche oficial da Feira do Livro. ”Nossas crianças se desenvolvem muito através do trabalho com a literatura infantil. O imaginário, a ludicidade, a música, o ritmo, as histórias, auxiliam nos processos de aprendizagem e socialização. O trabalho realizado pelo Danilo encantou nossos pequenos e também os profissionais que puderam se inspirar para novas possibilidades de trabalho”, destacou a secretária municipal de Educação, Adriane Zorzi.