Agro Rural

Agroindústria caxiense vence concurso estadual de queijos artesanais

Foto: Monterra/ Divulgação
Foto: Monterra/ Divulgação


A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) informa que a Queijaria Monterra, de Caxias do Sul, venceu o prêmio principal do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, realizado durante o final de semana em Porto Alegre. A competição teve a participação de 99 queijos, avaliados nas categorias queijo colonial, queijo colonial temperado, queijo artesanal serrano e queijo autoral. A promoção foi da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), com apoio do RS Criativo, programa governamental estratégico voltado à economia criativa.

O prêmio principal do evento (Medalha Super Ouro) foi conquistado com o queijo colonial premium com maturação superior a 120 dias da agroindústria caxiense. A Monterra ganhou também Medalhas de Ouro com queijo colonial e queijo colonial premium, e Medalha de Bronze com o queijo colonial reserva. O propósito do evento foi valorizar a produção artesanal de queijo gaúcho e proporcionar a melhoria dos produtos.

Para a proprietária da Monterra, Cátia Pasquali Perini, o sentimento é de alegria e gratidão. “Sou grata a todos que ajudam e apoiam nosso trabalho, que é repleto de desafios diários. Queijo é tradição e temos muito ainda a caminhar para fazer um produto cada vez melhor. Acho que com estes prêmios quem ganha é Caxias do Sul, é a Serra Gaúcha”, afirma a empreendedora.

A equipe técnica da Secretaria também comemora a conquista. “A premiação da Monterra demonstra que os técnicos da SMAPA, em parceria com o produtor, vêm prestando orientação correta na produção e no fabrico do queijo”, observa o diretor técnico de gestão da pasta, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.

Segundo dados do Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA), as agroindústrias caxienses produziram cerca de 42,3 mil quilos de queijo em 2021.

*Fonte SMAPA