Bento Gonçalves

Samu Pet realiza diversos atendimentos na primeira semana de atendimento em Bento Gonçalves

Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Nos primeiros dias de funcionamento do programa, o Samu Pet realizou 12 atendimentos no município de Bento Gonçalves. Um deles foi o do cão comunitário Bob, um animal idoso que é tratado de forma comunitária, e apresentou cardiopatia, insuficiência renal, hepatopatia, inapetência, entre outros problemas de saúde. O cão foi estabilizado, medicado, recebeu alimentação especial, vitaminas, e como seu caso evoluiu positivamente, recebeu alta.

O Samu Pet tem por objetivo realizar atendimentos de urgência e emergência para animais vítimas de maus tratos ou atropelamentos, propiciando agilidade na prestação de socorro. É um serviço do Bento Pet- Todos Juntos para o Bem-Estar Animal, programa que tem por objetivo estruturar a causa animal do município.

Ao longo da primeira semana de funcionamento, foram atendidos animais vítimas de atropelamento e também de maus tratos, sendo realizadas cinco ocorrências, entre pedidos de socorro para cães e gatos. A coordenadora do setor do departamento, Rafaela Jornada, comentou sobre os primeiros dias de trabalho. “Recebemos muitos contatos todos os dias, porém, estabelecemos filtros e critérios para os atendimentos. Apenas casos de urgência e emergência são atendidos pelo Samu Pet. A triagem é feita pela equipe treinada e tentamos, da melhor forma dar o suporte necessário para os casos em que nosso auxílio é solicitado”.

O Samu Pet atende e auxilia: pessoas de baixa renda que não tem condição de custear um veterinário para o seu pet; atendimento para animais de rua que não tem tutor conhecido, para prestar esse primeiro auxílio, com o trabalho de veterinários e de exames; atender animais vítimas de atropelamento, maus tratos, envenenamento, e outra situação que possa colocar a saúde e a vida do pet em risco; e o resgate e transporte para veterinários conveniados, em casos mais específicos e complexos que necessitem um nível maior de consulta e exames. O programa é realizado pela Secretaria da Saúde e conta com o apoio e auxílio da Secretaria de Meio Ambiente.