Comportamento

Paróquia de Flores da Cunha recorda os 50 anos da morte de Frei Salvador Pinzetta

O frade, que fez sua páscoa em 31 de maio de 1972 está sepultado em Flores da Cunha

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 31 de maio, em mais um “Dia de Oração pela Causa de Beatificação de Frei Salvador Pinzetta” serão recordados os 50 anos da morte do frade capuchinho. O frade, que fez sua páscoa em 31 de maio de 1972 está sepultado em Flores da Cunha, sendo recordado constantemente pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que erigiram um eremitério em sua memória.

A récita do Terço, será às 17h30min, e a Santa Missa às 18h serão transmitidas pela página da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Flores da Cunha, RS no Facebook. Esta celebração inicia a programação em preparação à Romaria ao Eremitério do Frei Salvador.

Quem foi o Frei Salvador?

O Venerável Frei Salvador nasceu Hermínio Pinzetta no dia 27 de julho de 1911, na localidade de Evangelista, no município de Casca. Aos 32 anos entrou para o Convento São Boaventura, de Marau. Em 1944 foi transferido para o Convento Sagrado Coração de Jesus, em Flores da Cunha. Como irmão leigo Frei Salvador realizava trabalhos de catequese e cuidava da horta, da cozinha e de lavanderia. Ele também auxiliava as missões e os ministros da Eucaristia, tendo sido o primeiro Ministro Extraordinário da Eucaristia da Diocese de Caxias do Sul. Faleceu em 31 de maio de 1972, às Vésperas da Solenidade de Corpus Christi. A fama de santidade em vida e após a sua morte fez com que iniciasse o processo para formalizar a glória dos altares ao franciscano.

O processo de beatificação

1977 – cinco anos após sua morte iniciou o processo de beatificação de Frei Salvador Pinzetta.

2007 – após anos parado, sem um coordenador, o então ministro provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Álvaro Morés, indicou Dom Frei Ângelo Domingos Salvador como postulador local, a fim de retomar o processo jurídico.

13 de abril de 2011 – aberto oficialmente o Processo de Beatificação na Diocese de Caxias do Sul, com a instauração do Tribunal Eclesiástico Diocesano.

26 de outubro de 2012 – Os autos originais do inquérito diocesano, chamado Positio, em duas cópias autênticas, foram entregues a Roma, na Congregação das Causas dos Santos, pelo então postulador local, Dom Frei Ângelo Domingos Salvador, no dia 26 de outubro de 2012.

2018 – por questões de saúde, Dom Frei Ângelo deixou de ser o postulador local do processo. Assumiu, por alguns meses a função, Frei Celso Bordignon. No final de 2018 ficou responsável de dar continuidade aos trâmites Frei Sérgio Marcello Dal Moro.

05 de junho de 2018 – o Congresso dos Teólogos da Congregação da Causa dos Santos se reuniu para discutir a Positio do Servo de Deus Salvador Pinzetta e o julgamento foi unanimemente positivo: 9/9 votos.

14 de maio de 2019 – foi promulgado pelo Vaticano o Decreto que declarou ‘Venerável’ o Frei Salvador Pinzetta.

27 de julho de 2020 – aberto o processo em nível diocesano para a a comprovação de um milagre – pela Igreja e pela Ciência – por intercessão de Frei Salvador Pinzetta.

Outubro de 2020 – encerramento da etapa.

Novembro de 2020 – validação do processo pelo Vaticano.

Confira a programação: 

De 08 a 16/06 – Novena em preparação à Festa de Corpus Christi e Romaria de Frei Salvador

Local: Eremitério Frei Salvador
Horário: 19h30min (no dia 16/06 será às 16h)

Dia 17/06
Terço dos Homens
Local: Eremitério Frei Salvador
Horário: 20h

Dia 19/06 – Romaria de Frei Salvador
07h – acolhida aos romeiros e café no Salão Paroquial
08h – bênção da saúde no Eremitério
08h30min – Celebração Eucarística no Eremitério
09h45min – Celebração Eucarística no Eremitério
12h – almoço partilhado no Salão Paroquial
13h30min – início da caminhada na Igreja Matriz até o Eremitério
15h – Celebração Eucarística no Eremitério (campal)