Comportamento

Prefeitura faz permuta e define local do novo Parque de Proteção Animal de Caxias do Sul

Obras do novo Canil Municipal de Caxias do Sul estão previstas para o início de 2023
Foto: Mateus Argenta/ Divulgação


A prefeitura de Caxias do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (27), o endereço do novo Parque de Proteção Animal. A definição do local foi possível após uma permuta público-privada. A prefeitura trocou uma área de 2 mil metros quadrados (sem uso) no bairro Santa Lúcia, para uma de 50 mil (5 hectare) que fica localizada na Estrada dos Romeiros, próximo a área de lazer do Circulo Operário e ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto Samuara do Samae (ETE), entre Caxias do Sul e Farroupilha.

O secretário municipal de Meio Ambiente João Osório Martins, explica que paralelamente a consulta popular que foi feita de outras três áreas, surgiu a possibilidade de fazer esta permuta, sem custos ao município. Osório esclareceu que no local será possível fazer o canil, um parque de visitações para as pessoas que são ligadas a causa animal, com uma gruta, alojamento de animais de grande porte e área de preservação.

“A área fica encravada em uma floresta, muita mata nativa, onde vai ser feito o canil era uma lavoura e o vizinho mais próximo é o dono da área, ele preferiu ficar um pedaço pra ele, onde tem uma morada e uma área de lazer. Não tem vizinhos próximo, o mais próximo é 1,5km. Do lado de baixo tem o arroio, tem uma mata nativa, onde poderemos usar pra compensar de outras área que o poder público tenha a necessidade de cortar. Tem uma gruta, uma cachoeira, teremos uma espécie de visitação e contemplação. A área também vai facilitar para ter alojamento temporário de grandes animais, cavalos, vacas, mulas que são achados na rua. Atualmente a gente não tem, ali como a área é grande é possível.”

A localização do Parque Animal com a proximidade da Estação de Tratamento já facilita para que os dejetos produzidos no canil, sejam tratados rapidamente e não estocados.

“Também é importante salientar, próximo ao parque, existe o tratamento de esgoto do Samae que vai facilitar o tratamento dos efluentes gerados no canil. É tão próximo que vai dar pra descer por gravidade, ou seja, não há necessidade nem de força elétrica pra transferir os dejetos do canil. Então, não se terá transporte de efluentes e muito menos depósito. Por tubulação vai ser feita a transferência para ser tratado de forma econômica na ETE Samuara.”

O projeto foi assinado nesta manhã de sexta-feira pelo secretário e encaminhado ao gabinete do prefeito Adiló Didomenico para a revisão. Nas próximas semanas, segundo João Osório Martins, o projeto segue para a aprovação na Câmara de Vereadores. Após, com o aval do legislativo, será finalizada a permuta e a escritura do terreno. A expectativa é que ainda neste ano já seja possível instalar o novo Parque.

Ainda, Osório salientou que a expectativa é fazer também uma permuta com o vizinho do atual canil. A prefeitura cede o espaço onde a estrutura está localizada e o vizinho custeará as adequações necessárias no Parque novo.