Bento Gonçalves

Obras em acessos de Bento Gonçalves pela BR-470 dificultam acesso de caminhões carregados a cidade

Obras em acessos de Bento Gonçalves pela BR-470 dificultam acesso de caminhões carregados a cidade

Originalmente agendados para iniciar ainda no dia 17 de maio, os trabalhos na pavimentação do circuito de entrada da cidade na região da Pipa Pórtico começaram, de fato, apenas no dia 25. O reajuste do cronograma se deu em virtude das condições climáticas. Agora, com a realização dos trabalhos, o fluxo de veículos que circulam na BR-470 com sentido ao perímetro urbano de Bento Gonçalves permanece bloqueado quando a obra acontece.

Desta forma, a situação faz com que este o motorista de caminhão pesado que vá de Garibaldi a Bento, pela BR-470 procure um ponto de acesso ao município após a Pipa. Este condutor vai encontrar o ponto de acesso somente depois da obra do Túnel São João, cerca de quatro quilômetros depois do primeiro acesso. A situação causa confusão em motoristas que não conhecem Bento Gonçalves, uma vez que ficam sem orientação, já que não há placas indicando onde é o próximo acesso à cidade.

Já os caminhoneiros que fazem o sentido Veranópolis a Bento Gonçalves pela BR-470, também encontram dificuldades. A partir do retorno e posterior acesso ao bairro São Roque antes do Túnel, a única alternativa está na rua Antônio Michelon, no bairro Santa Rita. Acontece que lá, o aclive acentuado e o peso da carga dos caminhões pode fazer com que o veículo não tenha condições de subir toda via, ficando trancado.

Desta forma, o acesso que os motoristas dos caminhões carregados veem a sinalização e podem utilizar com segurança é cerca de 11 quilômetros depois da Pipa Pórtico. Na região de Tandaré, após o Trevo da Telasul. Lá, é necessário sair da BR-470 e, posteriormente, acessar a RSC-453 e, pelo bairro de Garibaldi acessar Bento Gonçalves pela Zona Sul.

Desta forma, com os bloqueios na Pipa Pórtico, quem circula no sentido Veranópolis a Bento Gonçalves pode ter um aumento de 11 quilômetros para chegar na Capital da Uva e do Vinho. Já os caminhoneiros que normalmente acessariam a cidade pela Pipa no sentido Garibaldi a Bento têm de ir até a entrada no bairro São Roque, quatro quilômetros a frente.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, os condutores que não souberem por onde entrar na cidade em virtude das obras e, caso também não saibam se seu veículo conseguirá subir na Antônio Michelon, pode parar na Delegacia do órgão e solicitar informações.