Caxias do Sul

Local para a nova escola de surdos em Caxias do Sul será cedido pelo município

Serão destinados recursos do governo federal para a obra, além de contar com toda a estrutura profissional da Helen Keller

(Foto: Daniel Corrêa/Divulgação)
(Foto: Daniel Corrêa/Divulgação)


A construção da nova escola para surdos possui local destinado em Caxias do Sul, e a notícia foi divulgada pelo vereador Rafael Bueno (PDT) em sessão do Legislativo caxiense. O que faltava para que o projeto começasse a tornar real era a indicação do terreno para que a formalização fosse realizada pela prefeitura, para que o recebimento das verbas fosse garantido pelo governo federal. Uma reunião foi intermediada pelo parlamentar entre representantes do MEC e da direção da Helen Keller com o prefeito Adiló Didomenico, no começo do mês de maio, quando tudo começou a ser encaminhado.

O terreno propriamente dito fica na rua Plácido de Castro, próximo à Sociedade dos Surdos. O projeto ainda será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria Municipal da Educação.

Rafael Bueno relata qual o sentimento de poder dar essa notícia à comunidade surda de Caxias do Sul e o que essa luta representa, tanto para seu mandato quanto para os atuais e futuros alunos da instituição. “Primeiramente é um momento de grande união e luta, um sonho que se transformou em realidade e meu mandato valeu a pena, a gente trabalha com resultados. E desde presidente de bairro eu estava junto com a comunidade surda, e hoje, eu chancelo essa minha luta junto com a comunidade surda, pois foi muito árdua a luta, muitas pessoas não acreditaram, governos que iludiram a comunidade. E agora, então, através do Ministério da Educação, Câmara de Vereadores e Comunidade Surda. Nós teremos esse grande prédio que será construído num local simbólico para a comunidade surda, mas principalmente, com toda infraestrutura que eles precisam para poder desenvolver cidadãos capacitados para o mundo”.

O atual prédio da Escola Helen Keller funciona no bairro Nossa Senhora de Lourdes e atende 54 surdos, porém, falta acessibilidade para muitos alunos que a frequentam. Enquanto estiver ocorrendo a mudança de local, o MEC se compromete a dar suporte pedagógico à escola, aos professores, aos alunos e aos demais funcionários.

O projeto para a nova escola poderá contar com espaços de mobiliários, equipamentos especiais, quadras, salas específicas e piscina, apoio tecnológico e investimentos e capacitação de professores.