A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) amplia, a partir de junho, a Farmácia Itinerante. O serviço passará a ser ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Galópolis e Forqueta. Neste modelo, a população que reside em locais mais afastados da área central, têm acesso a medicamentos controlados com maior agilidade.
A Diretora Técnica de Assistência Farmacêutica, Mônica Menegat, explica que geralmente a população busca esses medicamentos nas farmácias básicas ou regionais. Por conta da distância, a Farmácia Itinerante é mais um canal de acesso.
“É como se fosse um plus, se ela prefere retirar na farmácia básica ela pode, mas se ela quiser aproveitar que a farmácia itinerante estará lá na UBS dela, ela pode estar fazendo o uso do serviço. A gente tem uma média de 200 atendimentos mensais e com o acréscimo dessas duas unidades, acredito que vai aumentar 20%. Dependendo da UBSs e do público que atendemos, a farmácia vai de uma a duas vezes por mês. O calendário é previamente divulgado pra que a pessoa possa se organizar.”
Mônica explica que devido ao controle dos medicamentos, quem realiza este trabalho é uma farmacêutica. A diretora técnica relembra que o paciente já deve ter em mãos a requisição médica, feita por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), o cartão do SUS e um documento de identidade.
Neste momento, de acordo com Mônica Menegat não há falta de medicamentos na Farmácia Itinerante. Contudo, há um desabastecimento a nível nacional, principalmente de insumos, sendo imprevisível a garantia de entrega de todos os remédios.
Além de Galópolis e Forqueta fazem parte da Farmácia Itinerante as UBSs Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Seca e Vila Oliva.