Turismo & Vinhos

Curso profissionalizante em viticultura é realizado em Garibaldi

A ação, desenvolvida para jovens agricultores, também está sendo realizada em Nova Roma do Sul e Monte Belo do Sul.

Curso profissionalizante em viticultura é realizado em Garibaldi

Neste mês de maio acontece o 2º módulo do Curso Profissionalizante em Viticultura para Jovens Agricultores do município de Garibaldi, promovido pela EMATER/RS-ASCAR, o curso esta sendo realizado também em três municípios da região da Serra Gaúcha.

Na sexta-feira (13), o 2° modulo foi realizado na propriedade da família Pagliarini, em Garibaldi, e também foi acompanhado pelo secretário da Agricultura Lívio Bortolini. No dia 25 de maio, será na propriedade de Fábio Colferai, em Nova Roma do Sul, e no dia 31 de maio, na propriedade de Rogério Moro, em Monte Belo do Sul.

O curso é composto por cinco módulos que acontecem na propriedade de um agricultor participante. Os alunos aprendem fazendo as práticas culturais específicas para cada época do ano. Em Garibaldi, os extensionistas da EMATER/RS-ASCAR, Enio Ângelo Todeschini, e Henrique Thomas Queiroz, realizaram prática de coleta de amostra do solo e discutiram sobre o conhecimento que os viticultores precisam ter dos dados que constam no laudo de análise de solo, a fim de que possam gerenciar melhor a adubação e nutrição das plantas.

Também houve prática de plantio correto da muda da videira, com orientações sobre a melhor época e a qualidade da muda, entre outras. Com relação aos tratamentos de inverno, eles fizeram a medição da densidade da calda sulfocálcica, a fim de possibilitar uma adequada diluição para cada variedade de parreira, assim como foi demonstrado na prática a forma correta de aplicação da calda. Os extensionistas trabalharam ainda o preparo e plantio das estacas para a produção de mudas, seja de porta-enxerto ou parreira de pé-franco.

O terceiro módulo está previsto para ocorrer no dia 06 de julho na Comunidade de São Gotardo. O curso conta com a parceria da Sicredi e da Prefeitura Municipal, através da secretaria da agricultura. Mais informações, na Emater de Garibaldi, telefone, 3462-1602.

Foto: Divulgação