Bento Gonçalves

Biblioteca Pública de Bento Gonçalves retoma o projeto Balaio Literário

Foram disponibilizados 880 livros, em 22 locais espaços públicos de saúde

Imagem: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
Imagem: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves


A Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves retomou o projeto Balaio Literário, após dois anos parado devido aos riscos da pandemia provocada pela Covid-19. O Balaio Literário tem o objetivo de criar um espaço de acesso à literatura nos locais de saúde pública, como Pronto Atendimento, Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, bem como nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os balaios são cestos de vime, trançados à mão, contendo 40 obras de leitura rápida, desde gibis até romances, passando por artigos, crônicas, contos, entre outro. Sem mexer no atual acervo, a Biblioteca usou as inúmeras doações recebidas para reforçar o projeto, disponibilizando 880 livros em 22 espaços públicos de saúde.

De acordo com a bibliotecária Paula Porto, “o projeto busca democratizar o acesso dos bento-gonçalvences à literatura em seu cotidiano. Os leitores são incentivados a ler aguardando uma consulta, ou se quiserem levar para casa o livro, e devolve-lo na próxima visita a uma UBS. Os materiais serão revisados e uma manutenção será feita a cada três meses para cada balaio”.

O projeto Balaio Literário é uma forma de estimular o hábito à leitura, promovendo o acesso ao livro, como se fosse uma biblioteca itinerante: a pessoa retira o livro em um espaço de saúde e depois o devolve para o mesmo local.