Previsão do Tempo

Terceira semana de maio promete ser de frio intenso, mas não muito diferente do que o gaúcho já conhece

Chuvas voltam a atingir o Estado e tende a permanecer até o final de semana

O período frio desta semana para milhões de pessoas no Rio Grande do Sul terá uma marca que é detestada por muitos gaúchos: vai ser de clima úmido. Vários dias terão instabilidade na Metade Leste do Estado com temperatura baixa acompanhada de chuva, vento forte a intenso e elevados índices de umidade. Haverá neblina e, em cidades serranas, o nevoeiro poderá ser denso.

Não choverá o tempo todo e ocorrerão momentos com sol e nuvens no Leste gaúcho, sobretudo entre segunda-feira (16) e o começo da terça-feira (17), e novamente no final da semana, mas a maior presença de nebulosidade em diferentes momentos da próxima semana, embora não traga frio intenso na maioria dos dias à noite em muitas cidades de menor altitude, além das tardes frias e de temperatura muito abaixo das médias máximas desta época do ano.

A tarde da terça-feira, por exemplo, deve ser muito fria. Na Serra e nos Aparados, as tardes devem ser frias ao longo da semana com máximas bastante baixas e, em muitas cidades, não devem ultrapassar os 10ºC na terça-feira, dia que será o mais frio da semana na média diária pelas máximas baixas na região serrana. Em pontos dos Aparados, vários municípios podem ter marcas tão baixas quanto 5ºC na tarde da terça, mas que nos dias seguintes se elevam.

Porto Alegre registra máxima de 15ºC, e a mínima será de 11ºC nesta segunda-feira. Na Serra gaúcha o clima não será diferente. Além do sol aparecer entre nuvens, a temperatura máxima não ultrapassa os 11ºC, e a mínima será de apenas 4ºC.