Segurança

Prefeitura de Caxias quer usar solução paliativa para reabertura do Quartel da Zona Norte

A alternativa que está sendo construída com o governo do Estado é a de utilizar containers no local

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


A reabertura do Quartel dos Bombeiros da Zona Norte foi pauta de um encontro entre o prefeito Adiló Didomenico, o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros, Tenente Coronel Julimar Fortes, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, vereador Zé Dambrós. Segundo o prefeito, foi uma reunião de trabalho para dar continuidade à concretização da volta daquela unidade, que depende de algumas questões.

Seguramente se a gente esperasse pela reforma ou construção do quartel demoraria muito, então estamos buscando outras alternativas”, explicou.

A alternativa que está sendo construída com o governo do Estado é a de utilizar containers no local. Conforme a prefeitura, a solução é temporária, para que a reabertura não demore tanto quanto se tivesse que esperar a reforma do prédio.

Não estamos descartando a reforma, pelo contrário. Mas com os containers, conseguiremos retomar o serviço de bombeiros na Zona Norte mais brevemente. Além disso, a presença deles vai permitir a reforma do prédio sem o risco de vandalismo”, pontua Adiló.

No encontro foram alinhadas outras questões, e foi acordado que a próxima reunião terá a participação da comunidade para dar ciência do que está sendo planejado e quais os próximos passos. Ainda não há uma data agendada.

Não é algo simples. Para reabrir o quartel, dependemos de alojamento, viaturas, material e pessoal”, resumiu o prefeito.

Ação de moradores cobra projeto da prefeitura para agilizar volta do Quartel da Zona Norte de Caxias

No último sábado (7), foi realizado uma ação de limpeza em frente ao Quartel dos Bombeiros da Zona Norte, movimento este que foi comandado por três vereadores da cidade, bem como presidentes de bairro, diretores de escolas, conselheiros tutelares e comunidade em geral. Além da limpeza, o objetivo foi mostrar ao Poder Público que a sociedade não desistiu de ter o quartel aberto até julho de 2022 como foi combinado com o governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, no final do ano passado.

De acordo com o vereador Zé Dambrós (PSB), a comunidade espera que a prefeitura cumpra com o acordo feito com o Governo do Estado.“Estamos aguardando o projeto e esperando que o Poder Público cumpra aquilo que o governador quer que aconteça e a comunidade está fazendo sua parte. Amanhã (7) nós estaremos lá roçando, limpando e mostrando que é da comunidade. Lá é nosso e não vamos desistir. Têm muitas lideranças já confirmadas. Vem inverno, está chegando uma época ruim de incêndios, de muitos problemas que temos na Zona Norte. Se quem tem o poder da caneta, acha que nós desistimos, eles estão muito enganados, pois nós estaremos mostrando a força da comunidade, a qual quer de volta o que o governador anunciou, em reabrir o quartel até julho de 2022, então ninguém está inventando ‘a roda’. Nós queremos o que é nosso, da comunidade“, disse o parlamentar.