Polícia

Roubo a transporte coletivo, ataques a banco e abigeatos sofrem quedas no mês de abril no RS

Foto: Polícia Civil
Foto: Polícia Civil


Outro crime relacionado ao tráfego urbano e que apresentou expressiva redução em abril foi o roubo a transporte coletivo. Em todo o Estado, houve 47 ocorrências, menos que a metade (53%) dos cem casos registrados no mesmo mês do ano passado. A marca em 2022 é também a menor de toda a série de contabilização, iniciada há uma década.

O resultado aprofundou ainda mais a redução recorde no acumulado de quatro meses. Desde janeiro, o RS soma 233 roubos no conjunto de delitos contra passageiros e motoristas de ônibus e lotações. Esse total, além de ser também o menor já verificado para o período, ficou 45,3% abaixo dos 426 casos registrados entre janeiro e abril do ano passado.

Abril fecha com quedas 28% em ataques a banco e abigeatos no RS

Outros dois crimes contra o patrimônio que atestam a tendência generalizada de redução no Estado, tanto no meio urbano quanto no rural, são os ataques a banco e os furtos de gado (abigeatos). Em ambos, a queda verificada em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi de 28%. A soma de ações contra instituições financeiras no RS baixou de sete para cinco (quatro furtos e um roubo), enquanto os furtos de gado caíram de 468 para 333 – esta última marca, a menor da série histórica de abigeatos para o mês, iniciada há uma década.

Também foram estabelecidos novos recorde de redução no cenário acumulado, no qual ambos os crimes alcançaram neste os menores números desde 2012. Desde janeiro, o RS teve 11 ataques a banco, 50% menos que os 22 do mesmo período no ano passado. Em igual comparação, o número de abigeatos baixou de 1.563 para 1.413, uma retração de 9,6%.