Custo de Vida

Mercados operam em queda com investidor aguardando Índice de Preços ao Produtor

Mercados operam em queda com investidor aguardando Índice de Preços ao Produtor

Os mercados operam em queda nesta manhã de quinta-feira (12) com o investidor aguardando o Relatório PPI, ou seja, o Índice de Preços ao Produtor, que também trata da inflação no país. Isso porque ontem o Relatório CPI, que é o Índice de Preços ao Consumidor, mostrou que o Federal Reserve (Fed, espécie de banco central dos EUA) deve mesmo alongar o ciclo de aperto de juro americano.

De acordo com o CPI, os preços ao consumidor em abril saltaram 8,3%, acima do esperado e ainda perto de sua alta de 40 anos, de 8,5%. Já a inflação de mantimentos atingiu máximos históricos em abril, preços do gás diminuíram. Os americanos pagaram menos pela gasolina, mas mais por mantimentos e viagens aéreas no mês passado.

Também em elevação, o Superávit Federal atingiu recorde em abril, com receita quase dobrando. O gasto total diminuiu no mês passado em relação ao ano anterior, mas o custo do serviço da dívida aumentou 32%. Em relação ao conflito no Leste Europeu, o presidente norte-americano Joe Biden está recebendo líderes do Sudeste Asiático em Washington – sinalizando o compromisso dos EUA com a Região onde está engajado em uma disputa pelo domínio com a China.

Segundo a CNBC, os líderes vão tratar de questões críticas como o renascimento econômico pós-Covid, as mudanças climáticas e o golpe de Mianmar. Serão dois dias de reuniões intensas.Vale destacar que os líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), um bloco de 10 países que juntos formam a sétima maior economia do mundo, estarão presentes.

Do lado corporativo, a Securities and Exchange Commission (SEC) está investigando o CEO da Tesla, Elon Musk, por notificação tardia depois que ele comprou 5% das ações do Twitter. Na Ásia, a inflação ao consumidor da China subiu em abril e as pressões sobre os preços nos portões das fábricas permaneceram elevadas, pois os bloqueios do Covid-19 congestionaram as redes de logística e a guerra na Ucrânia elevou os preços globais da energia.

Fonte: euqueroinvestir.com