Polícia

BM: Curso de Operador de Aeronave Remotamente Tripulada é realizado em Caxias do Sul

Foto: BM
Foto: BM

O Curso de Operador de Aeronave Remotamente Tripulada da Brigada Militar, também conhecido como drone, está em andamento desde 18/4, em Caxias do Sul, com atividades práticas ocorrendo no aeroporto do município. A qualificação visa aumentar a segurança das operações com aeronaves não tripuladas, ampliando a interface entre as aeronaves operadas pelo Batalhão de Aviação, as unidades operacionais especializadas e aquelas com responsabilidade territorial.

São 44 alunos que estão recebendo conteúdos sobre pilotagem da plataforma e sua operação segura, além de história, gestão, teoria de voo, legislação, utilização do espaço aéreo por órgãos de segurança pública, segurança de voo, responsabilidade penal, civil, administrativa, totalizando 90 horas.Após a formatura, as praças estarão habilitadas para atuar com a Aeronave Remotamente Pilotada em todas as modalidades de policiamento previstas pela Brigada Militar.

O curso desenvolvido na modalidade semi-presencial, é executado pelo Batalhão de Aviação (BAvBM) e supervisionado pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar. A coordenação e supervisão pedagógica é do comandante do 1º Esquadrão Independente de Aviação, tenente-coronel Marco Antônio Sanchez Soares. A formatura dos policiais militares está prevista para o dia 20 de maio.