No último dia 21 de abril, o garibaldense José Meneghini, comemorou o seu aniversário de 89 anos resgatando as raízes da sua história e de seus antepassados. O artesão, que é morador do centro de Garibaldi, conheceu a Itália, berço de seus ancestrais, e comemorou no velho continente o passar de mais um ano de vida. Por lá, vivenciou a autêntica cultura, o povo, a gastronomia e tantas experiências que os imigrantes trouxeram para a Serra Gaúcha durante a colonização há mais de 150 anos.
O sonho de visitar a terra dos antepassados se tornou realidade com o auxílio da neta de seu Meneghini. Natali Lazzari, que é especialista em genealogia e em dupla cidadania, esteve ao lado do avô durante sua visita pela comuna de Maróstica, local de origem de sua família. Seu Meneghini ainda teve tempo de visitar as cidades de Veneza e Milão e, segundo ele, pôde se sentir em casa, mesmo do outro lado do Oceano Atlântico.
Durante sua viagem, o artesão, que é conhecido em Garibaldi por ser especialista em marcenaria e há décadas realiza a produção de molduras, pôde reencontrar parentes distantes, os quais os contatos haviam sido perdidos há gerações. A neta Natali não esconde a emoção: “Poder levar meu avô para conhecer pela primeira vez a cidade de onde partiu seu próprio avô não tem preço”.
Natali ainda comenta sobre a importância em manter o legado dos mais velhos, de ouvir os relatos que trazem tanto conhecimento: “Escutando ele percebo quantas histórias perdemos por não fazer perguntas. É necessário ouvir, perguntar, estar aberto”. E finaliza, retomando o significado que essa viagem para a Itália teve para o ele: “Hoje, sou a pessoa mais feliz do mundo por conseguir ver meu avô ser neto de novo”.
Fotos: Acervo pessoal/Divulgação
Garibaldi